Atividade cafeeira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3122 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Aula 2

Economia cafeeira: Produção e exportação

Roseli dos Reis Goulart

Meta:
Reconhecer o potencial da cafeicultura na economia mundial e os fatores relacionados à produção.

Objetivos
Ao final desta aula o aluno deverá ser capaz de: 1- Reconhecer a importância da cafeicultura como fonte geradora de renda. 2- Identificar as regiões brasileiras que mais contribuem para economiacafeeira. 3- Identificar os principais países produtores de café e o potencial de competitividade com o Brasil. 4- Discutir sobre os fatores que interferem na produção de café. 5- Argumentar sobre o uso de tecnologias que visem o aumento da produtividade de café.

Produção e exportação de café
Após uma breve passagem pela história da cafeicultura na aula anterior, agora fica fácil você percebero quanto o café é importante para a economia brasileira e para o mundo como um todo, já que é um setor que envolve várias regiões produtoras e consumidoras, tanto no Brasil como no exterior. O café é um dos produtos mais importantes para a agricultura brasileira. Têm participação importante na geração de renda da economia de nosso país, tanto pela contribuição na receita cambial, como pelatransferência de renda em outros setores da economia, uma vez que, o poder de compra ou negociação de outros produtos é facilitado quando a cafeicultura encontra-se bem estruturada. Veja um exemplo: Já observou, principalmente em nossa região, tipicamente cafeeira, quando a cafeicultura entra em crise o comércio local também tende a entrar. É como se fosse um efeito dominó, pois se o produtor não temlucros com a cafeicultura ele reduz custos, um deles é com mão - de obra, o que gera desemprego, diminuindo o poder de compra das pessoas no comércio local.
Comércio local

Crise na cafeicultura

Além de o café contribuir para a formação de capital no setor agrícola, absorve uma grande parcela de mão-de-obra, gerando muitos empregos

diretos e indiretos, exercendo também um importantepapel social. Mas esse é assunto para a próxima aula. A importância do café na economia brasileira é histórica. Logo após o estabelecimento da cultura no Brasil, por volta de 1731/32, o país já iniciava a exportação de café. Tanto é que, no século XVIII, os lucros obtidos com a exportação do grão contribuiu significativamente para o pagamento da dívida externa do país. Em 1850, a produção brasileirade café representava 40% da produção mundial, chegando a atingir, isoladamente, 70% no período de 1925 a 1929. Já parou para pensar o quanto a superprodução contribuiu para a crise financeira mundial ocorrida em 1929? Hoje, embora a participação do Brasil na exportação de café esteja em torno dos 31,7%, dado a diversificação em nossa exportação, o país ainda se destaca como maior produtor eexportador mundial de café. Mas veja bem, são necessárias, praticamente, as exportações do Vietnã, da Colômbia e da Indonésia juntos para atingir o volume de sacas que o Brasil exporta (Tabela 1).

Tabela 1 -Exportação Mundial - Principais Países Produtores (volume em mil sacas de 60 Kg)

Alerta.....
Temos que ser realistas.

Observe melhor a tabela anterior Apesar de o Brasil se destacarcomo maior produtor e exportador de café, veja que o Vietnã vem aumentando sua participação nas exportações a cada ano. Tabela 1

Agora observe os dados de produção dos principais países produtores de café

Tabela 2 - PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO MUNDIAL DE CAFÉ - Principais Países Produtores (volume em mil sacas de 60 Kg).

Veja que os dados acima confirmam o Brasil como maior produtor mundial decafé e o Vietnã como segundo maior produtor.

Atenção: Você percebeu, nas tabelas anteriores, uma oscilação na produção de café de uma safra para outra? No gráfico abaixo isso fica evidente na produção de café do Brasil. Isso se deve ao fato do cafeeiro passar por um fenômeno chamado bienalidade. É lógico que outros fatores também contribuem para oscilação na produção.

Mas o que vêm a ser...
tracking img