A mitose nas cebolas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mitose nas Cebolas
Introdução:
Uma das propriedades mais importantes das células é a capacidade de se dividirem. Nos seres pluricelulares, pela divisão celular, as células multiplicam-se, o que permite o crescimento dos seres vivos.
Quer nos seres unicelulares quer nos pluricelulares, uma nova célula surge sempre da divisão de uma célula que existia anteriormente. A vida de uma célula começaquando ela surge a partir da célula-mãe e acaba quando ela própria se divide para originar células-filhas. Ao conjunto de transformações que uma célula sofre desde o seu nascimento até ao momento em que sofre divisão denomina-se ciclo celular. O ciclo celular compreende duas etapas fundamentais:
- Interfase - corresponde ao período compreendido entre o final de uma divisão celular e o início dadivisão celular seguinte. É uma fase de crescimento intenso que prepara a célula para uma nova divisão. Esta fase é responsável pela Replicação Semiconservativa do DNA e compreende três sub-fases: G1, S e G2.
- Fase Mitótica -  é a fase do ciclo celular onde ocorre duas divisões, a divisão do núcleo – mitose -  e do citoplasma – citocinese. A mitose decorre em quatro etapas sequenciais: profase,metáfase, anafase e telofase.   
Esta actividade prática teve como objectivo a observação e interpretação de figuras de distintas fases da mitose em células vegetais. Para tal, pode fazer-se a observação de células vegetais em divisão, em preparações definitivas e em preparações temporárias. Estas foram preparadas recorrendo-se aos ápices vegetativos da raiz de Alliumcepa.
Material:
-Extremidades da raiz de Alliumcepa
- Orceína acética
- Reagente de Carnay
- Ácido clorídrico
- Lâminas
- Lamelas
- Vidro de relógio
- Lamparina
- Bisturi
- Agulha espatular
- Mola de Madeira
- Papel de filtro
- Microscópio óptico (M.O.C.)
Procedimento:
1- Cortou-se aproximadamente 3mm da extremidade de 3 raízes de Alliumcepa e colocou-se num vidro de relógio.
2- Adicionou-se 4 gotas deReagente de Carnay.
3- Deixou-se actuar 10 minutos.
4- Adicionou-se 4 gotas de Ácido Clorídrico.
5- Deixou-se actuar 10 minutos.
6- Colocou-se 3 gotas de orceína acética numa lâmina de vidro.
7- Retirou-se as extremidades das raízes do vidro de relógio e colocou-se sobre o corante presente na lâmina.
8- Dissociou-se as extremidades das raízes, com o auxílio do bisturi e da agulha espatular.
9-Cobriu-se a preparação com uma lamela.
10- Limpou-se o excesso de corante, com o auxílio do papel de filtro
11- Passou-se a lâmina com a preparação sobre a chama da lamparina, com o auxílio da mola de madeira.
12- Observou-se a preparação ao microscópio óptico.
Discussão:
A partir desta actividade experimental podemos verificar que a mitose é um processo de grande importância para osvegetais, uma vez que lhes possibilita o seu crescimento e desenvolvimento.
Com as observações efectuadas podemos dizer que a mitose consiste então na profase, metafase, anafase e telofase. Podemos distinguir estas diferentes sub-fases através de aspectos relevantes pertencentes aos acontecimentos de cada uma das fases:
- quando uma célula se encontrava em profase, já era possível distinguir os seuscromossomas, apesar de ainda se encontrarem um pouco enrolados em si. O invólucro nuclear desagregara-se. Exemplo: 8 (fig.1 e fig.2)
- quando uma célula se encontrava em metafase, era possível observar a placa equatorial formada pelos cromossomas na sua máxima condensação, que estariam ligados ao fuso acromático, o qual não é visível. Exemplo: 9 (fig.1 e fig.2)
- quando uma célula se encontrava emanafase, era possível ver dois conjuntos de cromossomas, formados por um cromatídeo, em cada um dos pólos da célula. Exemplo: 10 (fig.1 e fig.2)
- quando uma célula se encontrava em telofase, era possível observar a formação de dois núcleos, com a cromatina dispersa de novo, de maneira que os cromossomas não eram perceptíveis. Exemplo: 11 (fig.2)
A citocinese também foi possível observar, onde...
tracking img