Gomas e mucilagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Gomas e mucilagens são um grande grupo de polissacarídeos que se apresentam solúveis em água que são usadas como adesivos, laxativos, avolumantes, ligantes de comprimidos, emulsificantes, geleificantes, suspensores, estabilizantes e espessantes devido à sua característica primordial que é aumentar a viscosidade das soluções devido à sua hidrofilia, retendo moléculas de água.
Elas podemregularizar a taxa de glicose no sangue bem como diminuir o colesterol bem como eliminar do organismo vários tipos de toxinas. Elas geralmente são extraídas das sementes dos vegetais e são comumente utilizadas para limpeza do intestino. No entanto também podem ser de origem animal e de microorganismos.
Gomas de cadeias lineares formam soluções viscosas de modo a serem bem utilizadas na indústriaalimentícia como espessantes, já as gomas ramificadas formam géis bastante estáveis.
Goma Xantana
Goma Xantana é um heteropolissacarídeo natural de alto peso molecular muito comummente utilizado como biopolímero industrial; Ela carrega esse nome pois é o microorganismo Xanthomonas Campestris que realiza sua fermentação anaeróbia para que este possa ser comercializado.
Este, juntamente com carboidratosque favorecem seu crescimento,modificam o comportamento regológico, ou seja, as características relacionadas à viscosidade das soluções onde são adicionadas.
  Ela é composta por glucose, manose e acído glucorônico com grupos acetílicos e resíduos de ácido pirúvico ligados a cadeia D-glucose por ligações acetálicas.
A goma xantana pode ser solúveis em água, tanto quente, quanto fria,tornando-se viscosa mesmo quando em pouco quantidade resistindo a fatores externos como aquecimento e variações de pH do meio.
As formulações que contém a goma xantana são características por resistirem a meios ácidos e com sais, bem como sua resistência a atas temperaturas, configurando uma importante característica devido à sua capacidade de adequação às várias formas de preparo de formulaçõesfarmacêuticas, uma vez que sua estabilidade pode ser observada nas várias formas de utilização da mesma.
Ela ainda pode ter outras características como agente suspensor de elementos sólidos em meio líquido, pode também formar géis aniônicos devido à sua própria característica aniônica e ainda pode conferir consistência as formulações que necessitem.
A goma xantana pode ser utilizada em váriosâmbitos, não só na industria farmacêutica, mas também na indústria de alimentos, na indústria de petróleo, dentre outra utilizações.
No entanto devido às necessidades de cada uso, ela pode passar por processos químicos e físicos de purificação que acabam por conferir outras características a mesma.
Quanto á toxicidade, a goma xantana apresentou-se relacionada a alguns casos de diarreia.
Goma Guar
 A goma guar é um heteropolissacarídeo, extraída do endosperma do Cyamoposis Tetragonolobus, que tem suas raízes na Índia e do Paquistão. Desde o século passado, essas sementes tem dado origem a goma guar e usadas como aditivo alimentar, como espessante ou como fibra alimentar.
  Ela é bastante usada na indústria de alimentos e outra que necessitem de gomas com função expessante, emulsificante eestabilizante, uma vez que esta, em contato com a água, forma soluções bastante viscosas.
Ela pode interir com outras gomas alterando texturas e viscosidade. É bastante usada como estabilizante em artigos alimentícios em fase líquida. 
A goma Guar, assim como a xantana, possui alto peso molecular, solúvel nas águas quente e fria, estável a temperaturas elevadas devido à sua constituição queapresenta galactose, dificultando a aproximação das moléculas de polissacarídios.
Devido as suas várias características constitucionais, ela é capaz de formar dispersões coloidais devido a cadeia ser pouco ramificada, deixando as dispersões aidna com elevada viscosidade. 
A goma guar ainda pode ser hidrolisada parcialmente de forma a dar origem a goma hidrolisada, que apresenta as cadeias...
tracking img