A metodologia do ensino em prol da qualidade de ensino

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (995 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A METODOLOGIA DO ENSINO EM PROL DA QUALIDADE DE ENSINO

KIECKHOEFEL, Leomar. Metodologia do Ensino Superior.
Massaranduba: IESAD, 2009.

Perguntar vem de encontro ao conhecer. Como poderíamosconhecer algo se isto não nos afligi-se ao ponto de se tornar uma pergunta em busca do inevitável? A resposta! Segundo Kieckhoefel (pág. 04), uma pesquisa nasce com base em uma ‘pergunta’; uma perguntaque acima de qualquer coisa, deve fazer sentido ao sujeito que pesquisa e auxiliá-lo a responder dúvidas do seu entorno, contribuindo tanto para a melhora pessoal como profissional daqueles que delabebem.
O pesquisar então é sobretudo um trabalho abrangente que nasce do que move a vida dos seres-humanos, a curiosidade, o novo, atraente; e este ser, o pesquisador, o atraído pelo desejo doconhecer. E desta forma o pesquisador torna-se sem dúvida o sujeito que engrandece a pesquisa, para Kieckhoefel (pág. 06) quando o pesquisador se sente fazendo parte indispensável da pesquisa, esta assumequalidade, pois não anula o sujeito que a produz.
O pesquisador utiliza-se em seu trabalho de pesquisa muito mais da razão do que da emoção, contudo nós professores quando assumimos o papel depesquisador ou de professorar um acadêmico em sua pesquisa, precisamos dosar razão e emoção em nosso trabalho, visando o melhor da pesquisa e extraindo o melhor do pesquisador, quer sejamos nós, quer sejaum acadêmico ao qual lecionamos. Segundo Kieckhoefel (pág 09) a relação que se processa entre o professor e o acadêmico que pesquisa é muito mais que aquela em que um ensina e outro, simplesmente,aprende. É preciso considerar que ambos, professores e acadêmicos são sujeitos; sujeitos com emoção e com toda uma história de vida que os formou e os fez chegar até ali, na universidade. Portanto, comoesquecer a emoção e lidar somente com a razão?
O planejamento é algo indispensável no contexto profissional do professor, ele norteia os caminhos e os trabalhos que o professor deve realizar,...
tracking img