Resenha do filme: o triunfo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3829 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO
O presente resumo busca abordar as experiências e metodologias vivenciadas em sala de aula, como professor articulador sócio-cultural, procurou-se a todo o momento instruir os sujeitos através de uma metodologia que não lhes negue o direito de afirmação de sua identidade, experiência e cultura. Assim, a inclusão de jovens e adultos nas instituições escolares necessita estar dentro de umaproposta de ensino que seja significativa e de qualidade, onde o sujeito seja o principal objetivo do currículo escolar. Neste contexto a escola deve estar dentro de um projeto voltado para a autonomia e liberdade do sujeito, garantindo através do orientador o processo de estigar a pensar, saber comunicar-se, pesquisar, ter raciocínio lógico matemático, fazer sínteses e elaborações teóricas,saber organizar seu próprio trabalho, ter disciplina, ser independente, saber articular o conhecimento com a prática, ter o discernimento das escolhas, procurando nos quatro pilares da educação a base sólida do conhecimento, aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver. Contudo, propor um ensino de qualidade é importante na vida do cidadão, criar o interesse e oentusiasmo pela participação e organização coletivo, produzir, construir e reconstruir conhecimento elaborado, envolvendo todos os sujeitos do processo de ensino e aprendizagem. Mas o ensino deve estar interligado com a educação para a vida, sentir ter sentido, para cuidar e cuidar-se, portando sujeito, não é só pensamento, depende da ação mediadora, inserindo sentimentos valorizados na ética moral emprol da plena cidadania.
Palavras-chave: Experiência, Inclusão e Sensibilidade.
O presente artigo propõe relatar as experiências vivenciadas em sala de aula, do professor articulador sociocultural com o aluno, esta interação procurou-se a todo o momento instruir os sujeitos através de metodologias pedagógicas que não lhes negue o direito de afirmação de sua identidade, experiência e cultura.
NoPlano Nacional de Educação, têm-se como objetivos e finalidades:
Garantia de ensino fundamental a todos que não tiveram acesso na idade própria ou que não concluíram. A erradicação do analfabetismo faz parte desta prioridade, considerando-se a alfabetização de jovens e adultos como ponto de partida e in no sentido intrínseca desse nível de ensino. A alfabetização desta população é entendida nosentido amplo de domínio dos instrumentos básico da cultura letrada, das operações matemáticas elementares, da evolução histórica da sociedade humana, da diversidade do espaço físico e política mundial da constituição brasileira. Envolve ainda, a formação do cidadão responsável e consciente de seus direitos. (PNE - introdução - objetivos e prioridades dois).
Nas últimas décadas o Ministério daEducação, preocupado com o analfabetismo investiu certa quantia benéfica e significativa na educação de jovens para iniciarem e voltarem seu percurso escolar. A princípio foram realizadas várias matrículas, no entanto para conseguir a permanência dos inscritos até a conclusão, pelo menos do ensino fundamental é um grande desafio para a comunidade escolar, principalmente para o educador.
Pesquisasrevelam que o número de invasores, antes de completar o terceiro mês de aula é enorme, essa evasão abrange diversos fatores são eles: dificuldades financeiras, doenças, mudanças de endereço ou cidade, violências, problemas familiares, cansaço físico e mental devido à jornada de trabalho, desinteresse pela didática de ensino, o que na maioria das vezes fica explicito o despreparo e descaso que oeducador que não proporciona recursos prazerosos e atrativos capazes de prender e instigar o educando na sala de aula com proposta mais inovadoras, criativas e concretas.
A qualidade do educador e dos meios que ele utiliza na educação de jovens e adultas influências muito na assiduidade constante do educando em sala de aula.  Abordar temas pertinentes com as vivências do educando, fazer uma...
tracking img