A metodologia da iso 9001

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A metodologia da ISO 9001:2000 como facilitador para implantação do ABC em pequenas empresas: o caso da Teclar.
João Paulo Lopes Pereira Joao_pl_pereira@yahoo.com.br

Edson Oliveira Pamplona (UNIFEI) pamplona@unifei.edu.br

Resumo A implantação de qualquer modelo de gestão em uma organização, seja ela micro, pequena ou grande traz sempre oportunidades de melhoria como também dificuldades emvirtude de inúmeros fatores. Oportunidades de aumentar a performance do processo produtivo, aumento de controle e aplicação dos recursos, etc., como também a dificuldade de mudança da cultura da própria organização, a começar pela própria gerencia que muitas das vezes impõem barreiras. Existe também a questão do entendimento dessas ferramentas de gestão por parte dos colaboradores. Em um mercadoglobalizado, onde a concorrência pode partir de qualquer lugar, pois com a Internet ficou mais fácil entrar em outros negócios e mercados, gerenciar os processos de maneira eficaz é o melhor método para não deixar a organização perder clientes e, além disso, adicionar valor aos produtos que ela fabrica. Esse estudo traz a interface da implantação da ISO 9001:2000 aliado ao custo ABC com o intuitode gerenciar melhor seus recursos e processos em uma micro e pequena empresa. Palavras-chave: Processo, Atividades, ABC, ISO, Gerenciamento.. 1. Introdução A necessidade de sobrevivência em um mercado globalizado faz com que inúmeras empresas busquem tecnologias que melhore o seu desempenho, sua eficácia enfim sua gestão. Entender, aplicar e implementar tais tecnologias levam as empresas àreestruturação de seus processos e de suas atividades. Muitas empresas possuem informações ou até mesmo banco de dados sobre o funcionamento de seus processos, entretanto faltam a essas empresas alinhar estes dados aos gastos ocorridos durante determinado tempo. Outras possuem mãode-obra qualificada para essa integração entre as informações geradas, entretanto falta a copilar esses dados em função de umaestratégia em comum a toda organização e ainda existem outras que possuem recursos financeiros e buscam no mercado de trabalho mão de obra terceirizada para implantação ou implementação de tais tecnologias. As micros e pequenas empresas, que no Brasil são responsáveis por 80% do total de empresas abertas, responsáveis por uma grande parcela da mão-de-obra empregada, muitas vezes não possuem taisrecursos, dificultando-as a compreender a importância destas tecnologias na melhora dos seus resultados.

Levar aos gestores e aos colaboradores nos diversos níveis hierárquicos o entendimento da implantação de uma ferramenta de gestão muitas das vezes não é fácil. Este estudo, tenta descrever a implantação da ISO 9001:2000, através de um programa do governo do estado, como facilitador paraimplementação do método de custeio ABC na organização. Segundo McAdam (2001), A pergunta chave seria determinar os principais valores envolvidos em uma organização movida de um processo simples de funcionamento a um processo mais complexo. E como esses valores atuam sobre o funcionamento do processo. 2. Como a ISO pode se tornar um facilitador para implantação do ABC. Conforme mencionado na introduçãoa ISO 9001:2000 encoraja a organização a estudar o gerenciamento de processo. A figura 1 traz o modelo de gerenciamento de processos recomendado para o início à implantação do sistema.

MELHORIA CONTÍNUA DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

C L I E N T E

R E Q U I S I T O S

Responsabilidade da Direção

Gestão dos Recursos

Medição, Análise e Melhoria

S A T I S F A Ç Ã O
Pro dutoENTRADAS

Realização do Produto

SAÍDAS

C L I E N T E

Figura 1. Modelo de um sistema de gestão da qualidade baseado em processos.

De acordo com Biazzo (2003), um dos principais requisitos para a implantação do SGQ é a responsabilidade da direção, onde se define o planejamento de implementação do sistema e esse planejamento é comunicado a toda organização. Outro fator fundamental...
tracking img