A metodologia aplicada ao projeto de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1567 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A METODOLOGIA APLICADA AO PROJETO DE PESQUISA

TIPO DE PESQUISA E PROCEDIMENTO COLETA DE DADOS:
A PESQUISA DOCUMENTAL

Este trabalho tem por objetivo discutir questões metodológicas referentes à pesquisa documental em Psicologia.

O que nos interessa é:
* Compreender o que é e como se dá a utilização deste procedimento metodológico e,
* Avaliar os prós e contras deste delineamentode pesquisa.

De acordo com Sá-Silva, Almeida e Gindani (2009), ao utilizarmos a pesquisa documental ampliamos a contextualização histórica e sociocultural, favorecendo também o processo de evolução sobre o fenômeno estudado. Não podemos esquecer que documentos são produções humanas que corroboram suas ações, o seu pensar e o seu viver.
O posicionamento em relação aos objetivos a seremalcançados e as condições de disponibilidade do pesquisador é o que leva a escolha do tipo de pesquisa.
A pesquisa documental se encaixa muito bem dentro de um método qualitativo, pois busca compreender, através de documentos, uma realidade que se apresenta. Mas, também é empregada em pesquisas positivistas ou naquelas que possuem um caráter mais compreensivo. (SILVA ET AL, 2009).
Neste trabalho,o que é de fundamental importância é abordagem qualitativa, onde ocorre uma valorização das informações colhidas a partir de um contemplar cuidadoso e crítico das fontes documentais. Compreendendo que algo (informações contidas no documento) pode parecer desprezível para um pesquisador e importantíssimo para o outro. (SILVA ET AL , 2009).
Porém, existem controvérsias no que se referem ao uso dapesquisa documental, pois, afirma-se que não é uma categoria muito bem distinta e reconhecida. A dificuldade aparece por que não se determina como serão utilizados esses documentos.
Compartilhando do pensamento de Silva et al (2009), a pesquisa documental permite, de forma indireta e não imediata, o conhecimento de uma produção humana. Permitindo assim a compreensão de um fato social, tornandopúblico o ponto de vista de quem o produziu. Porém, o pesquisador que deve ter cuidado e tentar evitar ao máximo que a subjetividade de quem produziu o documento comprometa o estudo.
Embora exista uma fragilidade no método no sentido de buscar somente informações já hipoteticamente criadas, este é um método que elimina a influência ou intervenção do pesquisador sobre o objeto de estudo, poisanula a possibilidade de haver uma reação por parte do pesquisador.
Sá-Silva, Almeida e Gindani (2009) afirmam que se tem de preparar um documento para a análise avaliando sua credibilidade e sua representatividade. Deve-se investigar se os documentos estão inacabados, parciais ou ambíguos, olhando com cautela para os documentos a serem manuseados pelo pesquisador. A coleta de documentos exige dopesquisador uma técnica específica ao realizar a separação das fontes relevantes para a pesquisa. Deve-se levar em conta o acesso aos acervos e as respectivas autorizações para sua utilização.
Desta maneira, é de fundamental importância haver cuidados para que se proceda a coleta de documentos sempre levando em consideração os objetivos a serem alcançados. Permanece a obrigação de realizardurante a coleta e uma pré-análise do documento, que é muito diferente da fase de análise dos dados.
Sá-Silva, Almeida e Gindani (2009) destacam o valor do contexto afirmando que é importante o pesquisador conhecer o contexto histórico onde o documento foi gerado e também, os esquemas conceituais dos autores. Através destes dois determinantes o pesquisador tem condições de compreender asparticularidades dos documentos e, deste modo, evitar interpretações errôneas. Como já foi mencionado acima, é preciso conhecer os motivos e interesses que levaram as pessoas a escreverem tais documentos. É fundamental que se verifique a autenticidade e confiabilidade de um texto, é importante que o pesquisador tenha conhecimento sobre a natureza do texto. O que neste trabalho significa entender a estrutura...
tracking img