A luta pelo direito - analise

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (929 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
“O fim do Direito é a paz, o meio de que se serve para consegui-lo é a luta. Enquanto o direito estiver sujeito às ameaças da injustiça – e isso perdurará enquanto o mundo for mundo –, ele não poderáprescindir da luta. A vida do direito é a luta: a luta dos povos, dos governos, das classes sociais, dos indivíduos.”
É quase impossível resistir à tentação de falar a respeito deste livro semcitar, na íntegra, seu parágrafo exordial, que é cheio de vitalidade, repleto de anseio por Justiça e que causa, mesmo na mais apática alma, um desejo ardente de lutar para defender seus direitos jáadquiridos e conquistar outros mais.
A obra de Ihering, em que pese sua genialidade, deve ser interpretada no contexto da Alemanha do séc. XIX, um momento de intensa agitação intelectual, filosófica,jurídica e social na já tão comumente intelectual Alemanha.
Após o grande apogeu da filosofia kantiana, o século XIX viu florescer nas terras germânicas Hegel, Schopenhauer, Nietzche e Marx. Na música aAlemanha embebia-se de Liszt e de Wagner, e é nesse contexto que devemos avaliar a obra de Ihering. Uma obra monumental, num século que, realmente, pôs a Alemanha entre as principais nações do mundoquando ao saber filosófico e cultural. Somente tendo em vista esses importantes progressos intelectuais podemos perceber a importância de Ihering para a filosofia do Direito.
O Direito é visto, nesteopúsculo, como sendo um produto social. Nada mais propício ao conhecimento filosófico da época. Uma visão com fulcro na dialética hegeliana, que do embate de idéias exsurge uma solução, a síntese dopensamento.
Também não podemos deixar de sentir a densidade marxista das afirmações sobre a luta de classes. Ihering fala que sempre haverá esse conflito, não o coloca como sendo a burguesia aresponsável por vilipendiar o Direito, como o fez Marx. Ihering, como bom jurista que era, soube diferenciar os anseios políticos e sociais de seu tempo da necessidade de um novo Direito, o Direito da luta...
tracking img