A lingua de eulalia

Páginas: 2 (359 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
O objetivo desse trabalho foi entender se o ato de cuidar estava associado ou dissociado do ato de educar, e, para tal se fez necessário uma busca histórica da concepção de criança. Pois, é sabidoque o contexto sócio-histórico em que a criança está inserida é de revelável importância no entendimento sobre a infância e posteriormente o entendimento das relações entre cuidado e educação. Oproblema em questão é entender qual a relação existente no binômio cuidar-educar e o que este implica para se obter uma qualidade na Educação Infantil, sabendo que nos primeiros anos de vida é de extremaimportância o desenvolvimento dos aspectos físico, cognitivo, afetivo e emocional. Palavras-chave: Cuidar, educar, Educação Infantil e infância.
1.0 Introdução
Este texto busca esclarecer a concepçãode infância, para entender melhor a relação entre cuidar e educar na Educação Infantil já que se entende que este binômio é o cerne da Educação Infantil.
Ao retratar o cuidar na Educação Infantil sefez necessário buscar a trajetória da concepção de infância ao longo da história. Da criança-adulto à criança sujeito social de direitos. A expansão da revolução industrial foi um fator que contribuiupara a conquista da identidade social da criança. No decorrer do processo de evolução histórica da sociedade as concepções de infância foram se transformando, que a priori tinha-se um cuidarassistencialista (guarda da criança, voltado apenas para a saúde, alimentação e higiene).
Com o progresso das ciências humanas, principalmente a psicologia do desenvolvimento, a criança passa a ser oepicentro do interesse educativo dos adultos. O cuidar passa gradativamente a adquirir um caráter essencial. Contudo, deve-se ressaltar que esse aspecto assistencialista ainda perdura em algumas instituiçõesde Educação Infantil.
Este artigo foi divido em duas partes a primeira falando da concepção de infância, uma busca histórica, e dentro desta encontra-se uma abordagem sobre a criança sujeito de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A língua de eulália
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulalia
  • A lingua de eulália
  • Língua de eulália
  • A lingua de eulalia
  • A língua de eulália

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!