A leitura e o desenvolvimento da competëncia leitora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 19 (4553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA COMPETËNCIA LEITORA

Nadia Regina Barbosa

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Rodovia BR 470 - Km 71 - no 1.040 – Bairro Benedito – Caixa Postal 191 – 89130-000 – Indaial/SC
Fone (47) 3281-9000 – Fax (47) 3281-9090 – Site: www.uniasselvi.com.br
Curso Normal Superior a Distância – NEAD
Trabalho de Graduação
14/02/09


RESUMOCompreender a importância da leitura para o desenvolvimento do educando das Séries Inicias e o processo de formação da competência leitora são itens fundamentais, pois formar bons leitores requer aplicação, interesse e conhecimento da atividade proposta à criança desde seus primeiros contatos com o mundo letrado. A formação da mente é desenvolvida desde o nascimento, assim o contato com os primeiroscaminhos da leitura abertos desde muito cedo junto à criança apresenta-se como viabilidade à internalização deste processo como elemento natural de seu desenvolvimento.

Palavras-chave: Leitura – Competência Leitora – Séries Iniciais


1 INTRODUÇÃO

A formação heterogênea da clientela escolar, frutos de um processo social, histórico e cultural, deve ser base para o processo constitutivo daprática educativa que prioriza o aluno como ser social.
Esse contexto exige que todos os envolvidos no processo de aquisição do saber estejam em interação, tornando o espaço escolar um ambiente realmente privilegiado para a aprendizagem da escrita e leitura.
Formar bons leitores requer aplicação, interesse, conhecimento e posicionamento político, uma vez que, toda atitude implica em umresultado passivo ou ativo. Torna-se evidente que a orientação das crianças, educandos das Séries Iniciais precisa mudar, porque a formação da mente é adquirida desde o nascimento. Como a dinâmica familiar de uma maneira geral se transformou, nós, ao invés de termos um núcleo familiar onde a criança se formava, temos os parceiros, a escola em muitos casos passou a ser o espaço de iniciação que leva acriança a olhar o mundo, a entendê-lo e a interagir com ele de uma maneira gratificante.
Assim, o processo educativo exige a prática didática assumida pelo educador na firme decisão de mediar o processo de formação do leitor, auxiliando na geração de um sujeito que compreenda sua realidade e possa agir sobre ela, segundo suas decisões. Surge então o ser criativo, curioso, capaz de explorar ofantástico e recriar a verdade cotidiana, alargando seus horizontes através da leitura.
Compreender o desenvolvimento do processo de leitura insere-se num protótipo de inovação do trabalho habitualmente desenvolvido neste contexto, indo além das práticas estabelecidas. Ler aqui significa, integrar o pequeno ser em desenvolvimento ao mundo dos processos constituintes do imaginário àrealidade, sabendo-se ser este processo uma ferramenta de suporte histórico-social e cultural produzido pela humanidade no decorrer de seu crescimento. “A ficção pode dar um verdadeiro sentido à vida infantil, oferecendo-lhe caminhos alternativos de compreensão dos processos pelos quais passa, compreendendo melhor o que lhe vai ao interior”. (GILLIG, 1999, p. 18).
O grande desafio do professor é,pois, assimilar essa prática como elemento educador da habilidade e competência da leitura na formação e conquista do jovem leitor, num processo de educação permanente, visando amenizar futuros fracassos na aprendizagem da escrita e da leitura.




2 A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: A FUNÇÃO SOCIAL DESSA FERRAMENTA


A presença marcante e definitiva do livro, da leitura e da competêncialeitora, é valor definido por unanimidade no sistema educacional há algum tempo. Para Ostetto (2000, p.67) “[...] a importância dos livros e das histórias infantis é uma unanimidade. Todos concordam que o livro é fonte de conhecimento e, por esse motivo, a educação deve tratar de propiciar o contato das crianças com esse instrumento”.
Paulo Freire (1983) define a leitura como conseqüência...
tracking img