A leitura critica no curso de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (704 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA
A LEITURA NO ESTUDO DA HISTÓRIA ATRAVÉS DA PRODUÇÃO TEXTUAL

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL
Incentivar a leitura, escrita e a fala dos alunos através da produção textual no ensino dahistória.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO
Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno.
Possibilitar produções orais escritas em outras linguagens.

3 JUSTIFICATIVAAtravés da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido. Nesse sentido pensamos ser dever, apresentar aos nossos educando a leitura diferencial, conscientizando da importância dese adquirir o hábito de conhecer profundamente sobre história.
Sem ler o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar, produzir a ideia principal do assunto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se.Assim estimulando a leitura faremos com que nossos alunos, saibam muito mais do que os livros trazem, conhecerão a fundo a história, entregando a eles um horizonte totalmente novo.

4 REFERENCIALTEÓRICO
Desde o primeiro rabisco feito por nossos antepassados nas paredes das cavernas até a mais recente crônica de jornal, ironizando a atitude pré-histórica de alguns políticos, não faltamregistros escritos para contar um pouco da realidade vivida em cada época pela humanidade. A simples existência desses relatos indica a importância da leitura nas aulas da disciplina. Navegar pela maiordiversidade de fontes possível é importante, mas não é tudo. O essencial é colaborar para que a turma possa analisar, questionar, confrontar e contextualizá-las, entendendo que as relações entrepresente, passado e futuro vão além de uma mera sequência de fatos em ordem cronológica. Em poucas palavras, é preciso levar os alunos a pensar historicamente. O primeiro passo é disponibilizar variadasleituras abrangendo fatos históricos.
Ler é quase comentar um texto; é sublinhar, com a voz, as palavras essenciais... É ainda se colocar em harmonia com os sentimentos que o autor exprime entregá-los...
tracking img