Analises criminais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1149 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Criminal Analysis
Definition:
Análise criminal refere-se ao conjunto sistemático de processos analíticos que provêm em tempo, informações pertinentes sobre a correlação entre padrões de crimes e tendências de crimes. Relatórios de patrulhas e dados sobre crimes que fornecem dados sobre cenas de crimes, modus operandi, armas, roubos, veículos de fuga e suspeitos.
Analisando e comparando dadosnos arquivos com estas informações, na investigação de um caso, podem os investigadores obter informações importantes sobre as actividades nestas áreas patrulhadas. Contempla ainda a análise do desenvolvimento do padrão de crime, descrição de propriedades roubadas e identificação de suspeitos. Usando estas informações, as forças táticas podem dispor melhor os seus recursos.
“Crime analysis is thesystematic study of crime and disorder problems as well as other police-related issues – including socio-demographic, spatial, and temporal factors – to assist the police in criminal apprehension, crime and disorder reduction, crime prevention, and evaluation.” (Boba, 2005)

Para que é preciso um analista criminal?
A existência de um analista criminal nas instituições da segurança pública,frente aos gestores, que não estão ainda sensibilizados por esta necessidade de alta relevância, ou não entenderam o que o analista criminal faz ou o que este pode prover, está ressaltada pelos pontos fundamentais que fazem sentido à análise criminal, respondendo ao porquê de analisar:
 Analisar para obter as vantagens da abundância de informações existentes no sistema de justiça criminal, nossistemas de chamadas e despachos, nos boletins de ocorrência e em fontes de domínio público;
 Analisar para maximizar o uso dos escassos recursos das instituições de segurança pública;
 Analisar para informar ao sistema de segurança pública sobre aspectos gerais e específicos das tendências dos crimes, padrões e séries de crimes de forma tempestiva;
 Analisar para ter um meio objetivo no acessoaos problemas criminais de forma local, regional, estadual, nacional e global, através da integração entre as diversas agências de segurança pública;
1 Analisar crimes para pro-atividade nas ações de detecção e prevenção do crime e,
 Analisar os crimes para atender às necessidades das polícias diante de uma sociedade em dinâmica e em constante mutação.

Tipos de análise criminal
1.Análise Criminal Tática
A Análise Criminal Tática refere-se à análise de dados e informações relativas ao “onde”, “quando” e “como” o crime ocorreu e foi perpetuado, objetivando assistir aos investigadores na identificação e compreensão dos problemas específicos e imediatos do crime. O objetivo final é promover rápida resposta em relação a uma série de crimes que estão ocorrendo. A busca de padrões naactividade criminal para a precaução de ocorrências futuras é um dos papéis fundamentais deste tipo de análise.
Os padrões de crimes são geralmente definidos para uma determinada área geográfica. Padrões implicam em similaridade que são observadas em vários factos ocorridos ao longo do tempo. Desta maneira, para existir um padrão em um dado conjunto de crimes, uma das seguintes variáveis deve-serepetir: localidade, hora, alvo ou modus operandi. Compreende-se que existe uma série criminal quando um determinado padrão é observado, levando à clara possibilidade de ser a mesma pessoa ou grupo que venha praticando, ou haja praticado os crimes.
2. Análise Criminal Estratégica
A Análise Criminal Estratégica refere-se aos problemas de longo alcance, grande abrangência e gerais, bem como aoplanejamento de longo prazo em segurança pública e reflete directamente sobre a elaboração de políticas públicas, através de análise do comportamento dos crimes durante uma longa série temporal, observando as acelarações e desacelarações na frequência e quantidade das ocorrências dos fenômenos em determinados lugares, de forma a se obter uma visão clara das tendências dos crimes.
“É o estudo...
tracking img