A indisciplina no cotidiano escolar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3158 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR

MORAES, Eduana Bagli¹
CAVALARI. Nilton²

RESUMO: Este artigo traz uma reflexão sobre a questão da indisciplina escolar nos dias atuais. Inicialmente traz um entendimento amplodo conceito de indisciplina escolar, considerando suas principais formas de expressão, explorando, a seguir, algumas das suas causas e características atuais. Destaca ainda a importância do enfoque preventivo como estratégia para enfrentar o problema e a necessidade de uma abordagem pedagógica para pensar e encaminhar as questões de indisciplina nas escolas, enfatizando o papel do professor  noprocesso de superação da problemática de indisciplina na educação básica, mostrando a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida, de bases democráticas.
Palavras-chave: Indisciplina, causas da indisciplina, disciplina preventiva.



THE INDISCIPLINE IN THE DAILY PERTAINING TO SCHOOL
SUMMARY: This article brings a reflection on thequestion of the pertaining to school indiscipline in the current days. Initially it brings an ample agreement of the concept of pertaining to school indiscipline, considering its main forms of expression, exploring, to follow, some of its causes and current characteristics. It still detaches the importance of the preventive approach as strategy to face the problem and the necessity of a pedagogicalboarding to think and to direct the questions of indiscipline in the schools, being emphasized the paper of the professor in the process of overcoming of the problematic one of indiscipline in the basic education, showing the necessity of a shared position in relation to the indiscipline, the form of one defined politics, democratic bases.
Word-key: Indiscipline, causes of the indiscipline,disciplines preventive.










¹ Eduana Bagli Moraes, graduada em Nutrição, Coordenadora da Merenda Escolar do Centro Municipal de Educação infantil. Acadêmica da pós graduação em Nutrição Clinica pelo Cesumar - Néctar em Maringá e em Psicopedagogia Clinica e Institucional pelo Instituto Rhena de Educação.
² Nilton Cavalari, professor orientador, mestre em matemática pela UniversidadeEstadual de Londrina ( UEL)- Paraná e ex- docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Paranaense ( UNIPAR ), Universidade Norte do Paraná ( UNOPAR) e professor do Instituto Rhena de Educação.
1.0 INTRODUÇÃO
A indisciplina é hoje, um dos maiores problemas pedagógico enfrentado pelos professores na escola e já se tornou um fato comum tanto nas escolas públicas, quanto nasprivadas. Sendo para a maior parte dos professores, sinônimo de preocupação, impaciência e indignação. Onde, tal comportamento, apresentado por certas crianças, prejudica excessivamente o andamento do trabalho pedagógico desenvolvido na sala de aula.
Dentre outras conseqüências podemos destacar o baixo aproveitamento do aluno em relação à aquisição de conhecimento, a exclusão socialgerada a partir de descontentamento com os colegas, desordem em sala, o desestimulo do professor e problemas familiar.
De acordo com D'antola (1989) muitos teóricos têm afirmado que os problemas de indisciplina afetam a qualidade do processo de ensino-aprendizagem, o desdobramento do currículo, e podem transtornar nossas melhores visões e práticas educacionais.
Para entendere identificar as razões que mostram a indisciplina nas escolas é preciso realizar uma análise da sociedade onde a escola está inserida; entender os conflitos é o maior desafio que os gestores hoje enfrentam. Pois como todo problema tem uma origem, a indisciplina encontrada na escola deve proceder de experiências anteriores, as quais reforçam na criança comportamento inadequado e muitas vezes...
tracking img