A inclusao de alunos especias na escola regular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DO NORDESTE – FATENE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA E ESPECIAL











PROJETO DE PESQUISA
TEMA: A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR





Jannice de Sousa mota












ITAPAJÉ – CEARÁ
FEVEREIRO DE 2010

TEMA: INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA REGULAR

OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA

Esteprojeto tem como objetivos verificar como ocorre a inclusão de alunos surdos na Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio e analisar como o núcleo gestor, professores, pais buscam proporcionar uma aprendizagem significativa para esses alunos, acreditando na possibilidade do sucesso da escola inclusiva de modo que, os alunos com deficiências possam através do convívio na escolar regulardesenvolver sua autonomia perante a sociedade.
Ao longo de minha vida sempre tive interesse em relação às pessoas com deficiência, o alfabeto manual sempre despertou meu desejo para um estudo mais profundo. Então ao ingressar na área da educação e fazer a especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, percebi o quanto temos alunos com tipos diferentes de limitação sem mediaçãopedagógica adequada, eis aí a grande problemática deste trabalho: como lidar com estes alunos sem que eles saiam das de uma série para outra sem uma aprendizagem satisfatória? Inclusão não é só colocá-los no meio dos outros, ou seja, iludi-los com uma educação sem aprendizado que não servirá para a sua vida em sociedade.
Muitas vezes nos perguntamos como seria a vida dessas pessoas, seussonhos, suas dificuldades, e a escola o que poderia fazer por eles? Diante de todas essas interrogações e devido o meu trabalho atual (Professora de Atendimento Educacional Especial AEE) surgiu o interesse pelo tema da inclusão dos alunos surdos na Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio, pois a mesma desde o ano de 2009 recebeu quatro alunos com a deficiência.
Dessa forma tenhocomo meta analisar a prática da inclusão escolar da pessoa surda na escola regular.
Através deste tema pretendo despertar nos meus colegas educadores um novo sentido sobre o tema abordado para que possam ver a educação inclusiva com outros olhos, um novo rumo à educação inclusiva em Itapajé.





INTRODUÇÃO

Este trabalho se propõe fazer uma análise acerca da inclusão escolar dealunos com deficiência auditiva no ensino regular, na Escola de Ensino Médio Monsenhor Catão Porfírio Sampaio (Instituição Estadual), localizada na cidade de Itapajé-Ce.
A inclusão escolar tem sido um termo bastante usado nas últimas décadas, no entanto, grande também são as discussões e necessidades em torno deste. Levando em consideração que, de acordo com os dados da Organização Mundial deSaúde (OMS) 10% da população mundial têm problemas auditivos. Desse modo, a sociedade em geral tem de acolher e se adaptar para ajudar essas pessoas que também devem usufruir igualmente dos direitos de qualquer cidadão.
Diante dessa questão, a escola é o lugar próprio para que essa inclusão aconteça, pois desde cedo se deve através de mecanismos eficientes, construir a inclusão dos alunos comdeficiência. Um meio de incluí-los é viabilizar o seu convívio com outros alunos na escola regular, mesmo esta não estando ainda preparada para recebê-los de forma adequada. Neste trabalho darei atenção especial ao surdo.
O presente estudo tem como objetivo analisar a prática da inclusão escolar do surdo e após isso, espero contribuir para melhoria de vida dessas pessoas e fazer valer seusdireitos. Através de entrevistas com o corpo docente para identificar situações problemas de aprendizagem de alguns alunos busco promover o processo de integração e inclusão dos mesmos para que possamos valorizar a heterogeneidade e a diversidade na sala de aula.
Para atingir esse objetivo estruturarei o trabalho em quatro tópicos, a saber: conceituando a surdez; inclusão escolar: o que...
tracking img