Positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (277 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema: Sociologia e positivismo.

A Sociologia surgiu com o intuito de se fazer entender sobre os acontecimentos que se passava na sociedade, explicando a forma como estessucediam e como se posicionar diante dos fatos. Segundo Augusto Comte, considerado, na história, fundador e pai da sociologia e do positivismo, existindo uma ciência que mostrasseas leis de funcionamento da sociedade, poder-se-ia enfrentar os problemas do mundo moderno.
A ciência social possui três pendências para compreender; sendo elas as causas dastransformações na sociedade, as características da sociedade moderna e, por último, como se comportar diante das transformações sociais.
A história das ciências passoupor fases, chegando a Sociologia que é vista, por Comte, como uma fase ampla, pois aborda a filosofia, a história, a moral e mesmo a psicologia.
Conforme as ideias de Comte,positivismo é a maneira de dispor alguns ensinamentos a respeito do homem e da sociedade tentando explicá-los cientificamente, pois somente com a ciência o homem terá uma noção econtrole do mundo onde vive.
O positivismo defende a ideia de que a sociologia deve identificar o método das ciências naturais e certificar-se das leis que se executam narealidade social. O conhecimento positivista veio a substituir justificativas teológicas e filosóficas, já que estas conduzem o homem ao equívoco.
O positivismo, portanto, parte doraciocínio de que a sociedade é dirigida por leis independentes da vontade e da ação humana; e pode ser cientificamente identificada pela natureza e estudada por métodos dasciências naturais; as ciências da sociedade devem ser observadas de forma neutra, livre de preconceitos e julgamentos de valor, tornando a sociologia um saber impessoal e objetivo.
tracking img