A importancia dos fungos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2839 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância dos fungos para o homem
IMPORTÂNCIA DOS FUNGOS

Os fungos são responsáveis pela destruição de restos orgânico

Vinho e cerveja
Duas das bebidas mais populares do mundo, o vinho e a cerveja, contam com uma "mãozinha" dos fungos no processo de fabricação. O vinho é feito a partir de uvas. Extrai-se o suco da fruta e misturam-se levedos, um tipo de fungo. Os levedos alimentam-sedo açúcar da fruta e produzem gás carbônico e álcool etílico – processo chamado fermentação. É isto o que dá o teor alcoólico da bebida. O mesmo acontece na cerveja. A diferença é que, em vez da uva, o alimento dos levedos é o açúcar do malte



Penicilina
O fungo Penicillium notatum é muito útil ao homem. Ele produz a penicilina, um antibiótico usado para combater infecções causadas porbactérias. O primeiro médico a descobrir o uso da penicilina foi o inglês Alexander Fleming em 1928, fato que revolucionou a medicina da época. Interessante foi como se deu essa descoberta: Fleming estava pesquisando microorganismos e deixou uma cultura de bactérias numa placa de vidro para observar o seu desenvolvimento. Chegou a sair de férias por alguns dias e, quando voltou, percebeu que asbactérias não tinham se desenvolvido como esperava. Notou que um tipo de fungo havia aparecido e estava se alimentando dessas bactérias. Era o primeiro passo para a produção dos antibióticos. Graças a seus estudos com fungos, Fleming ganhou o Prêmio Nobel de Medicina em 1945.


Os fungos são fundamentais para o preparo de pães e vinhos


Alexander Fleming. Em destaque, cultura de Penicilliumexpansum

Eles são muito numerosos na natureza e podem ser encontrados em todas as partes. Nos alimentos, nos tecidos, na madeira de construções antigas, nos animais e nas plantas, dos quais retiram seu alimento. Alguns deles são úteis na fabricação do pão, do queijo, do vinho, da cerveja e até na produção de medicamentos, como a penicilina. Outros, como o champignon, são comestíveis. Mas háalgumas espécies que causam doenças no homem, nos animais e nas plantas, provocando grandes estragos e chegando até a matar.


Os fungos gostam de ambientes úmidos, como este tronco de árvore no meio da mata


O champignon é um fungo usado em muitos pratos saborosos

Apesar da utilidade de alguns cogumelos e levedos, especialmente da penicilina, outros tipos de fungos podem ser bem nocivos parao homem, causando doenças e grandes estragos nas plantações. Alguns fungos são responsáveis por alergias como rinite, bronquite e asma. Certas doenças de pele, como as micoses (frieiras), também são provocadas por fungos. Algumas micoses afetam também os animais e, em geral, atacam a pele, os pêlos e as mucosas, como o "sapinho". Também podem ser agentes de infecções mais graves, afetando órgãosinternos, como o pulmão.

Nas plantações, os fungos podem dizimar uma colheita, acarretando prejuízos consideráveis na economia. A ferrugem, por exemplo, é uma praga causada por fungos que pode destruir culturas de café, milho, feijão etc. Os fungos também atacam gramíneas nas pastagens e até rações, nesse caso, interferindo na criação do gado.



Fungos
Organismos eucariontes,heterótrofos, unicelulares ou pluricelulares. Por muitos anos os fungos foram classificados como vegetais em virtude de algumas poucas semelhanças. Entretanto, a principal diferença entre um fungo e um vegetal está exatamente na incapacidade que os fungos têm de produzir o seu próprio alimento, não realizando a fotossíntese, pois são aclorofilados. Hoje colocamos todos fungos em um Reino próprio, o Reino dosfungos. A maior parte dos fungos é saprófito, algumas espécies são parasitas de plantas e animais. Os fungos desempenham um importante papel na natureza ao reciclar a matéria, agindo como de compositores. Encontramos fungos unicelulares e pluricelulares, sendo que nestes últimos o corpo é constituído por filamentos, conhecidos como hifas, que entrelaçam formando o micélio.

Alguns fungos...
tracking img