A importancia do marxismo para a formação sso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Economia Política

Análise do docúmentário carne e osso
A partir da teoria marxista

O documentário Carne-osso mostra “desumanização”/alienação do trabalho, e a lógica capitalista que visaapenas a acumulação de riqueza – através das mercadorias – mesmo que esta seja produzida de maneira cruel.
Esse documentário mostra claramente a alienação dos trabalhadores de frigoríficos brasileiros,e a dura realidade dessas pessoas que submetem-se às piores condições de empregos possíveis, para poder sobreviver nesse sistema explorador.

● A alienação do trabalho – autoalienação
Nasociedade capitalista a classe que não detém os meios de produção (propriedade privada) vê-se obrigado a vender a sua única mercadoria, que é a força de trabalho. Portanto, o trabalho perde seu caráterontológico e passa a ser uma atividade forçada e involuntária, fazendo que o trabalhador sinta-se infeliz no ambiente trabalhista.
No documentário podemos observar a precariedade do local de trabalho, bemcomo a ausência das condições míninas necessárias para que o este pudesse se realizado, sem mencionar o excesso de jornada de trabalho que estavam submetidos, é óbvio que nesse âmbito o trabalhadorenxerga o trabalho como uma martírio/tormento, já que até a sua própria vida é colocada em risco. Como Marx afirma: “o trabalho externo, o trabalho em que o homem se aliena é um trabalho de sacrifíciode si mesmo, de martírio” (p. 114).
Os trabalhadores dos frigorífico são forçados a trabalhar, eles não encaram aquela situação de desrespeito por “livre e espontânea vontade”, mas sim porcondições exteriores a eles que os obrigam, e por esses e outros motivos eles também não se reconhecem em sua atividade, e muitos menos no objeto de seu trabalho.

● A alienação ao objeto do trabalho
“Aalienação do trabalhador no seu produto significa não só que o trabalho se transforma em objeto, assume uma existência externa, mas que existe independentemente, fora dele e a ele estranho, e se...
tracking img