A importancia do brincar no ensino da aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 31 (7648 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NO ENSINO DA APRENDIZAGEM


MARIA ROSA FERNANDES GOMES


TAMISIE MENEZES CARA


Orientador: Cleonice Soares de Sales

RESUMO


Este trabalho apresenta a importância que tem o brincar e comoele pode auxiliar no ensino da aprendizagem, analisar e compreender o papel das brincadeiras, dos jogos para as crianças e bem como o lúdico favorece o desenvolvimento infantil e facilita uma maior construção do conhecimento e como utilizar as brincadeiras e jogos como ferramenta pedagógica. O brincar é uma atividade que faz parte do desenvolvimento infantil e natural das crianças o ato debrincar favorece em todos os aspectos conginitivos das crianças como a motricidade, linguagem percepção da memória o equilíbrio afetivo e social segundo Oliveira defende que os jogos e brincadeiras contribuem para o desenvolvimento integral das crianças, pois através do brincar elas aprender mais fácil assimilando melhor os conteúdos e conhecimentos. Levando em consideração que Toda criança gosta debrincar isso é o natural dela e a sua existência o seu mundo e através das brincadeiras ela aprende com mais facilidade podemos usar as brincadeiras como ferramentas pedagógicas no processo do ensino da aprendizagem estaríamos entrando no mundo da criança e facilitando a ela adquirir e expandir conhecimento resultando em uma melhor aprendizagem. Fundamentando-se nas idéias de Bettelhein (1984) afirmaque quando brinca cria situações imaginárias em que se comporta como se estivesse agindo no mundo do adulto. Enquanto brinca, seu conhecimento sobre o mundo se amplia, uma vez que ela pode fazer de conta e colocar-se no lugar do adulto. [1]
Assim, no ato de brincar, os sinais, os gestos, os objetos e os espaços valem e significam outra coisa daquilo que apresentam ser, o brincar a criança recriae repensam os acontecimentos que lhes deram origem, sabendo que está brincando.
Sendo assim, este trabalho consiste em refletir de que forma o olhar lúdico do professor, educador, monitor ou qualquer pessoas que trabalha com crianças e bem como podemos usar o brincar como ferramenta importante no desenvolvimento do ensino que promova a aprendizagem.
Palavra- chave: Brincar,Aprendizagem, Jogos, Lúdico, Criança.




INTRODUÇÃO


No universo infantil, o interesse pelo brincar é constante, pois toda criança tem a necessidade da brincadeira como parte integrante de seu processo de vida.
Toda criança gosta de brincar. É através do brincar que a criança se prepara para a vida, compreendendo a cultura do meio em que vive , buscando se integrar às condições queo mundo lhe oferece. Portanto é brincando que aprende aquilo que ninguém pode lhe ensinar. Para isso, precisa ter oportunidade de brincar, enquanto brinca, ela se conhece e se socializa. A esse respeito Cunha afirma que, “o brinquedo proporciona o aprender, fazendo e brincando”. (CUNHA. 2001 p.28) Através dos jogos e brincadeiras, a criança pode aprender novos conceitos, adquirir informações e atémesmo superar dificuldades de aprendizagem.
Quando brinca, a criança toma certa distância da vida cotidiana, entra em seu mundo imaginário, de encantamento, de alegria, de sonhos, onde a realidade e o faz-de-conta se confundem. Fortuna (2004, p. 2) acredita que tanto jogo quanto brincadeira contém a idéia de laço, relação, vínculo, colocando indivíduos em relação consigo mesmos, com osoutros, com o mundo, enfim.
O brincar não pode jamais ser visto com uma perda de tempo, é coisa séria, não é apenas diversão e deve ser pensado como essencial em qualquer idade. Os pais, em geral, ainda vêem com pré-conceito a brincadeira dentro da sala de aula, considerando perda de tempo.
A IMPORTANCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM


Segundo o dicionário Michaelis, o termo lúdico...
tracking img