A importancia do atendimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1185 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BLANCHARD, Kenneth. ZIGARMI, Patrícia. ZIGARMI, Drea. Liderança e o gerente minuto. 19ª Edição. Rio de Janeiro – São Paulo. Editora Record. 2011


Liderança e o gerente minuto.


Nesse episódio de “O gerente minuto”, uma empresária o procura pois queixa-se de não haver em sua companhia pessoal talentoso e habilidoso, tendo que dessa maneira centralizar todo o trabalho em si mesma,dessa maneira não obtendo o melhor uso de recursos ou melhores resultados...
Esse volume é dedicado à liderança situacional. Ou seja, a capacidade de identificar e agir de acordo com cada situação e cada subordinado individualmente, levando em conta que esses (subordinados) são o maior recurso de qualquer Organização
O livro é dividido por alguns “princípios” utilizado pelo gerente-minutopara ensinar à empresária a importância e como aplicar em cada situação a liderança situacional.
O primeiro princípio é “não trabalhe mais, trabalhe com mais inteligência”, que diz respeito à maneira como se gere a organização, nesse caso o Gerente Minuto sugere que a Empresária passe a dar mais atenção a seus subordinados, de modo que inverta a pirâmide administrativa atualmente conhecida(Empresários no vértice e todos os outros empregados na base, na parte intermediária são os vários níveis gerenciais), a partir do momento em que se é mais sensível a seus subordinados, a Empresária deve se esforçar para provê-los de recursos e condições necessárias para atingir as metas impostas, deve-se ter em mente nessa situação que a tarefa da Empresária não é fazer todo o trabalho sozinha,mas arregaçar as mangas e ajudá-los a vencer, pois se eles vencerem, ela também vencerá.
O segundo princípio exposto é “Para pessoas diferentes, tratamentos diferentes”, está diretamente ligado à liderança situacional (vale lembrar que liderança é um procedimento ao longo do tempo que visa influenciar o comportamento de outras pessoas). Um líder situacional muda de estilo de acordo com apessoa liderada e deve desenvolver três habilidades, são elas: flexibilidade, diagnóstico e acerto. Existem quatro estilos básicos de liderança:
Estilo 1 – Direção;
Estilo 2- Treinamento;
Estilo 3 – Apoio;
Estilo 4 – Delegação.
Esses quatro estilos são diferentes combinações de dois comportamentos básicos de liderança: Conduta Orientadora- que pode ser definida por trêspalavras, Estrutura, Controle e Supervisão. E a Conduta de Apoio- que por ser definida por outras três palavras: elogiar, Ouvir e Facilitar.


O terceiro princípio é “Nada é tão desigual quanto tratamento igual a pessoas desiguais”, ele continua ligado aos quatro estilos de liderança situacional, porém nesse capítulo se esclarece melhor em que ocasião o líder deve empregar cada um delesEstilo 1 – Direção – O líder fornece instruções específicas e supervisiona rigorosamente o cumprimento de tarefas. É apropriado para em caso de pessoas que detém certas habilidades, mas ainda não têm conhecimento total da Organização (recém-contratados na maioria das vezes)
Estilo 2 – Treinamento – O líder continua a dirigir e supervisionar a realização das tarefas, mas explica também decisões,solicita sugestões e incentiva o desenvolvimento. É apropriado para situações que o funcionário já realiza tarefas, e devido a dificuldades do dia-a-dia vai ficando desmotivado, esses estilo de treinamento, com ênfase na direção e apoio visa envolver o funcionário na tomada de decisões, elogiar o progresso do subordinado, pois dessa maneira a motivação é restabelecida.
Estilo 3 – Apoio – Olíder facilita e apóia os esforços dos subordinados e compartilha com eles a tomada de decisões, se encaixa melhor no caso de pessoas experientes, pois precisam de alguém que os escute e apóie enquanto resolvem problemas ou tomam decisões.
Estilo 4 – Delegação – O líder transfere a responsabilidade do processo decisório e da solução de problemas aos subordinados. A delegação é apropriada para...
tracking img