Pre projeto em andamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2875 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

“PAINEL SOLAR RESIDENCIAL”

Nome: Caio Armelin Pereira | Código: 2010094028 | Telefone: (43) 84368864 | e-mail: caioarmelin@msn.com |
Orientador: Vitor SpostiE-mail do orientador: Vitor.sposti@unopar.br | Assinatura do orientador: |



LONDRINA
NOVEMBRO/2012

“CAIOARMELIN PEREIRA”

“ENERGIA LIMPA – PAINEL SOLAR”

Proposta para Trabalho de Conclusão de Curso do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Norte do Paraná.
Orientador: VITOR SPOSTI

LONDRINA
NOVEMBRO/2012

SUMÁRIO



“PAINEL SOLAR RESIDENCIAL” 1
1 INTRODUÇÃO 4
2 PROBLEMA 5
3 JUSTIFICATIVA 7
4 OBJETIVOS (1 – 2 páginas) 8
4.1 OBJETIVO GERAL 8
4.2 OBJETIVOSESPECÍFICOS 8
5 MÉTODO DE PESQUISA (1 – 2 páginas) 9
Energia barata, mas apenas a médio prazo 9
7 CRONOGRAMA (1 – 2 páginas) 12
REFERÊNCIAS (1 – 2 páginas) 13
















1 INTRODUÇÃO

É cada vez maior o numero de pessoas interessadas em produzir energia elétrica para uso domestico. Quando se trata fontes alternativas de energia, a energia solar destacacom uma serie de benefícios. É uma fonte limpa, renovável, de grande potencial para o futuro e principalmente, pela economia para quem a emprega.
No Brasil a utilização da energia solar é viável na maior parte do território, porem essa tecnologia é cara, depende de material importado e seu retorno é de longo prazo, dessa forma o Brasil fica em desvantagem em relação aos países desenvolvidos.Estima-se que o Brasil será o segundo país do mundo com o mais rápido crescimento no consumo de energia primária nos próximos 25 anos, que nas próximas duas décadas o consumo energético no Brasil aumente cerca de 80%, do consumo atual. Isso levará o Brasil a um salto no ranking dos países com o maior consumo energético. (AIE, 2011).
A vantagem que o mundo caminha junto nessa direção do crescimentoenergético, na segunda metade do século 21 a maior parte da geração de energia será de fonte renovável, o Brasil já tem uma matriz limpa, mas nossas fontes hidráulicas, em determinando momento vão se tornar gradativamente mais caro, e os custo da geração solar ira se aproximar rapidamente do custo da geração.
Este projeto tem como finalidade apresentar e detalhar os benefícios, da fonte alternativade energia, a energia solar fotovoltaica, que no futuro próximo terá preços mais acessíveis e um rendimento maior.

2 PROBLEMA

A concentração do gás causador do efeito estufa vem aumentando muito na atmosfera, desde o inicio da revolução industrial aquecendo nosso ambiente e causando mudanças no clima, foram esses efeitos negativos aliado com estudos que indicou a necessidade de mudança douso dos recursos naturais não renováveis. Desta forma, o surgimento de novas fontes de energia alternativas, em particular de fontes renováveis e não-poluidoras, como a solar e a eólica.
A eficiência da energia solar ainda não é muito satisfatória quando comparado com outras fontes alternativas de energia, mas é a energia solar que mais ganha destaque no investimento mundial em energiasrenováveis em 2011. (segundo estudo da BNEF). Bloomberg New Energy Finance.
O problema é que o crescimento da energia solar ainda esta muito concentrada em poucos países: Alemanha, Itália, Estados Unidos, Espanha e Japão, a inserção da energia solar na matriz energética brasileira vai depender de subsídios para se viabilizar. De acordo com estudo da Empresa de Pesquisa Energética, entregue para oMinistério de Minas e Energia em maio passado e apresentado no dia 3 de julho, a fonte é hoje competitiva para 15% dos consumidores de 10 concessionárias, para geração distribuída. Mas quando uma série de incentivos como melhores condições de financiamento, isenção fiscal, financiamentos e desconto em imposto de renda forem aplicados de maneira acumulada ao consumidor esse percentual de alcance...
tracking img