A importancia das artes visuais na educação infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2792 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Justificativa:


Podemos constatar que as dificuldades estão presentes nos Centros de Educação Infantil para a prática das atividades de artes, por vários fatores que prejudicam esse tipo de registro tão importante na educação infantil.
Nota-se que as atividades artísticas estão sempre vinculadas a decorações de festas ou a algum tema a ser trabalhado pela escola ena maioria das vezes são feitas por adultos, ou ainda servem para ocupar um tempo ocioso com “brincadeiras com lápis de cor e papel”.
Em primeiro lugar, queremos conscientizar os educadores de que a arte deve ser trabalhada como uma área do conhecimento, tão importante quanto qualquer outra, e da necessidade de ampliar o conhecimento e o repertório dos profissionais de educaçãoinfantil e depois compartilhar essa consciência com os demais funcionários do CEI e com as famílias das crianças. Nós enquanto educadoras, queremos ir além da “aparente sujeira” causada com as atividades plásticas, dessa forma, pretendemos mostrar que todo o desafio deve ser superado em benefício do aprendizado das crianças. E também queremos enfatizar que o mais importante não são as atividadesestereotipadas, pois estas não satisfazem a necessidade da expressão infantil. O que importa são as atividades em que a criança pode criar, se expressar, falar de si, pois a arte é uma linguagem tão importante nessa fase da vida como a fala e os gestos.
Vivemos em um mundo onde a imagem é extremamente valorizada, e a arte é o ponto de partida para a formação de pessoas mais criativas edinâmicas, já que afirma Marina Guedes dos Reis: “a sociedade exige, em todas as áreas, cada vez mais, profissionais dinâmicos que saibam lidar com as mais diferentes situações e encontrar soluções novas e criativas para os problemas. Vivemos a era da imagem, na qual informações fragmentadas nos chegam a todo instante numa velocidade incrível. Se queremos indivíduos que saibam lidar com essaimensa quantidade de informações e que sejam ao mesmo tempo criativos, temos que trabalhar, ou melhor, dar espaço dentro da escola para a expressão criativa, desde a mais tenra idade”. (REIS, 2003, p. 13).





Texto síntese:



Episódio:

Através de alguns relatos feitos pelas educadoras, verifica-se que em alguns CEIs existem muitas dificuldades em trabalhar atividades de artescom as crianças, pois a arte não é tão valorizada quanto deveria ser, tanto por alguns funcionários como pelos próprios pais, que acham que as atividades educativas representam uma pasta cheia de papéis com atividades mimeografadas.
O olhar sobre esse tipo de atividade muitas vezes é equivocado, pois muitos a consideram como um passatempo, um momento de recreação e não como uma formade expressão e registro da criança.
Nos CEIs pode-se perceber a insatisfação das educadoras, pois muitos fatores prejudicam o desenvolvimento das atividades artísticas, como a falta de material que é muito freqüente e não possibilita a diversidade de atividades. Outro problema muito comum é a falta de espaço adequado, ou seja, faltam torneiras e materiais de limpeza disponíveis aoalcance das educadoras e das crianças, então quando o trabalho artístico é realizado, é mal visto pela “sujeira e bagunça” que ele ocasiona, principalmente pelos funcionários da limpeza.
Embora haja educadoras conscientes da importância dessa forma de registro feita pela criança e tentam sempre oportunizar e organizar o momento das artes são intimidadas, na maioria das vezes, pela falta decooperação dos demais funcionários do CEI, tanto na limpeza quanto nas críticas e comentários preconceituosos, principalmente quando alguns espaços são decorados com a participação das crianças, pois dizem que o trabalho realizado pelas crianças não é adequado para uma “bela decoração”.
Há também quem considere o trabalho com artes desnecessário, e quando a praticam, acham...
tracking img