A importancia da visita religiosa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6667 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO



Nos anos anteriores à década de 60, pouco se pensava em terapias alternativas/complementares no tratamento de doentes hospitalizados, e essa preocupação era ainda menor especificando-se a terapia espiritual. Passada a época em que qualquer patologia, independente de sua origem ou seu quadro clínico, possuía como protagonista no sucesso de seu tratamento os medicamentosfarmacológicos, algumas terapias complementares começam a obter espaço e importância no tratamento de pacientes em associação com as drogas medicamentosas ou, por algumas vezes, como forma isolada de tratamento.

Em se tratando da espiritualidade como um tipo de terapia alternativa, ainda há uma longa trajetória até se obter definições concretas, bem como suas relações com o estado de saúdede quem a pratica. Alguns autores já discutem, ainda que timidamente, evidências de um vínculo entre a saúde humana e a espiritualidade que, segundo Saad et al.(2001) e Volcan (2003) esta poderia ser definida como uma propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível: um sentido de conexão com algo maior que si próprio, que pode ou não incluiruma participação religiosa formal.
A terapia espiritual pode servir não apenas para o tratamento de doenças psicossomáticas, mas também como auxílio no tratamento de doenças fisiopatológicas.
Wanda de Aguiar Orta – enfermeira doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo e filósofa do ano de 1970, criou a Teoria das Necessidades Humanas Básicas na qual defende como uma dasnecessidades básicas ao ser humano, a espiritualidade a ser cuidada pelo enfermeiro em sua assistência.
Uma forma de levar apoio espiritual à pacientes hospitalizados que está sendo realizada, porém, ainda com pouca frequência por algumas organizações provedoras de apoio espiritual são as visitas religiosas.
Visita religiosa a instituições hospitalares poderia ser definida em seu amploaspecto como um apoio espiritual ao paciente hospitalizado, realizada por líderes espirituais e/ou membros de qualquer que seja a organização espiritual, em que a própria organização (membros) desloca-se ao encontro dos pacientes por consequência de sua patologia.
Partindo do pressuposto, este estudo induz ao questionamento de como essas visitas relacionam-se com o indivíduo internadopartindo da percepção deste mesmo indivíduo.
Para tanto, será acompanhado o trabalho de visitação à pacientes hospitalizados realizado por certa organização espiritual para observação e coleta de informações que conduzam a resultados comprovadores da hipótese relativa à interferência/influência do apoio espiritual fornecido através dessas visitas religiosas.
Com a aplicação dequestionamentos realizados diretamente com os pacientes entrevistados e seus acompanhantes, torna-se possível o levantamento dos dados e seus resultados referentes à relação: apoio espiritual x recuperação.
Assim, através dos resultados por este obtidos, poder-se-á relacionar de maneira ampla as possíveis interações que ocorrem entre a saúde física e espiritual de um indivíduo hospitalizado e, sendoassim, esclarecer essas questões e realizar intervenções que visem resultados benéficos na saúde ao mesmo.
2 OBJETIVOS


2.1 Objetivo geral


• Conhecer a importância da visita religiosa para o paciente hospitalizado.


2.2 Objetivos específicos


• Caracterizar os entrevistados quanto ao sexo, idade, religião, grau de instrução, estado civil, renda familiar e tempo deinternação.
• Investigar os procedimentos realizados na visita religiosa que têm aprovação ou reprovação do pacientes hospitalizados.
• Levantar dados da visita religiosa que segundo o paciente hospitalizado influenciam na sua saúde.
• Identificar vantagens e/ou desvantagens da visita religiosa apontadas pelos entrevistados.







3 REVISÃO DE LITERATURA...
tracking img