A importancia da mulher na obra de nelson rodrigues

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6066 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da mulher na obra de Nelson Rodrigues.


A mulher (do latin mulier) é um ser sublime, encantador, repleto de beleza, sensualidade, inteligência e malícia. Por natureza está diretamente ligada ao homem, dois seres tão diferentes e contrastantes e que no fundo de seus íntimos completam um ao outro.

Ao longo da história a mulher teve papéis fundamentais e de extrema importância,que determinaram uma série de acontecimento, fatos e curiosidades. Na criação do mundo a mulher (Eva) (Pegar bilbiografia da Bíblia) foi a primeira a tomar a iniciativa da obtenção da conquista da liberdade e já era visível naquela época a tendência em buscar o novo, o diferente e o desconhecido, desobedecendo as leis de Deus e do paraíso ao experimentar o fruto proibido, depois persuadiu o homeme o fez saborear o doce sabor do pecado.

O homem não se sentia bem com esse poder e dominação da mulher no meio em que viviam, logo, procurou formas de reprimi-la perante a sociedade, pois o homem deveria ser o centro da família e deter todo o poder, e justificavam dizendo que Deus o todo poderoso era homem, a mulher deveria ser a esposa, a dona de casa e a mãe que cuida dos filhos. O homemna verdade tem consciência do poder feminino e o teme.

Na década de 50 as mulheres eram assim, reprimidas e minorizadas, resguardadas para o lar, o marido e os filhos, mas nem todas as mulheres suportavam essas limitações, elas queriam mais, queriam conhecer, ser livres, descobrir coisas novas, e haviam essas mulheres que arriscavam tudo por um pouco de mudança nas suas vidas, novasexperiências, queriam direitos igualitários, entretanto, tantos anseios não eram permitidos levando-as a cometerem seus “crimes” às escondidas.

Esse perfil de mulher forte e determinada, que as vezes nem sabe que possui essa força guardada no fundo de suas almas, são as mulheres retratadas por Nelson Rodrigues em A vida como ela, uma obra recheada de algumas crônicas simples, outras inspirações que setornaram grandes obras e ainda contos com grande requinte sintático e literário, que tratam dos assuntos cotidianos e corriqueiros da atualidade da década de 50, abstraindo da realidade da época as polêmicas e os irreverentes conflitos das histórias, de forma simples , mas com toda a maestria de um “amante” que narra os fatos .

“...o conto seria o literário propriamente dito, por apresentarautor próprio, desligado da tradição folclórica ou mítica pra colher na atualidade os temas e as formas de narrar.”(MOISÉS, Massud 1998).

As ações e os conflitos existentes nos contos de Nelson são totalmente externos, nada acontece na mente, tudo é exteriorizado em algum momento, o desejo, a vontade, a traição, na vida real as pessoas não tem era coragem de externalizar essas vontades, mas ospersonagens dos contos do Nelson o fazem sem medo. Nelson Rodrigues quando escreve e cria as tramas faz um flagrante da realidade, nos contos faz críticas em relação às mulheres, não julgando às que traem de más, mas mostrando para as outras “as cegas” o que estavam perdendo.

Na maioria dos contos o centro da gravidade dos conflitos repousam em um homem e uma mulher, entretanto nos contos doNelson vemos um acréssimo nesse número, sendo o homem, a mulher e o amante os personagens que permeiam a maioria dos conflitos, sendo a mulher a personagem central.

Os contos mantém uma estrutura de narração em terceira pessoa e o narrador sabe de tudo que se passa na trama e com os personagens, é onisciente, temos o título e as divisões dos acontecimentos como no conto “Sem Carácter ” (pág.52)que é dividido em: O noivo, O romance, Dilema, Dúvida e Drama.


Nos contos Nelson é perceptível uma preocupação com os temas sociais, com a estilística, diz o quer falar sem medo da culpa, trabalha com as gírias, de uma forma que chega a torná-las poéticas, estas permeiam toda a obra e são fáceis de identificar seus significados, para designar que a mulher é feia diz-se que é um “bucho” e...
tracking img