A importancia da fisiologia para enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (253 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da Fisiologia para Enfermagem

A fisiologia humana é de grande importância para o curso de enfermagem, pois tem como objetivos o estudo dascaracterísticas e mecanismos de funcionamento do corpo humano que o torna um ser vivo, através de conceitos básicos de Neurofisiologia, Sistemas Sensoriais, SistemasMotores, Sistemas Neurovegetativo, Sistema Circulatório, Fisiologia cardíaca, Fisiologia da Circulação Periférica, Fisiologia Respiratória, Fisiologia Renal, Fisiologia doSistema Digestivo, Fisiologia Endócrina, Fisiologia da Reprodução Feminina e Masculina.
De acordo com Guyton a fisiologia humana é uma ciência que estuda ofuncionamento dos organismos vivos e a explicação da própria vida, sendo que a unidade vital do corpo é a célula, a qual está viva é se reproduz por meio do liquidoextracelular que contém nutrientes necessários à manutenção da vida celular. O conjunto de células é que permite a formação dos tecidos e órgãos, cada qual com suasfunções. E é necessário o seu estudo para que se possa chegar a esses funcionamentos.
Nós em enfermagem temos que ter as noções básicas do funcionamento do corpo humanopara entendermos onde tal medicamento vai atuar o que causa determinada doença, por que os sintomas apresentados entre outros diversos motivos.

CONCLUSÃO: Afisiologia e a enfermagem estão diretamente ligadas uma a outra, ou seja, para que se faça um trabalho bem feito na área de enfermagem tem que ter noções básicas na área defisiologia e tantas outras matérias de exima importância.

REFERÊNCIAS:

GUYTON, A.C. Fisiologia Humana. 5ª Ed., Rio de Janeiro, Ed. Interamericana, 1981.
tracking img