Projeto de pesquisa - sono

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1773 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Qualidade do Sono de Enfermeiros

1. INTRODUÇÃO

O sono é uma mudança de atividade do corpo e, portanto, não é um estado passivo, e sim, ativo. No período do sono, que passa por vários estágios, desde o sono mais leve até o mais profundo, o cérebro trabalha com força total, selecionando as memórias e elaborando os processos mentais de enfermagem.
A falta de sono provoca mau humor,dificuldade de concentração e de atenção, e isto ocorre com maior freqüência com as pessoas que se submetem a mudanças no fuso horário, pois o ritmo do organismo é quebrado.
A enfermagem, por exemplo, realiza um trabalho de diversas mudanças nos períodos de trabalho e que demanda responsabilidade, atenção e muito desempenho nas atividades com alto grau de dificuldade. O ritmo acelerado, as jornadasexcessivas e o turno de trabalho são fatores que podem desenvolver o estresse ocupacional. Este decorrente das tensões associadas ao trabalho e à vida profissional. O sofrimento psíquico relacionado ao trabalho é determinado por diversos fatores, dentre eles, o ritmo excessivo de trabalho, as jornadas longas com poucas pausas para o descanso e para as refeições.
O trabalho em turnos não favoreceapenas ao surgimento de distúrbios do sono, mas também ao aumento da sonolência diurna e diminuição dos estados de alerta do indivíduo. Os efeitos destas alterações do ciclo do sono-vigília podem causar como conseqüências um maior risco para ferimentos e acidentes de trabalho, assim como prejuízo da qualidade de vida dos enfermeiros.

Este estudo pretende analisar a qualidade do sono dosenfermeiros que trabalham em diferentes turnos de um hospital público e um hospital privado na região administrativa da Ceilândia, Distrito Federal. Onde, os funcionários do hospital público têm uma rotina de trabalho de aproximadamente 30hs semanais, e os funcionários do hospital privado com uma rotina de trabalho de 40hs semanais.

2. JUSTIFICATIVA
Levando em conta, a importância do sono para obom funcionamento do corpo e da mente, e observando a quantidade de erros cometidos por profissionais de enfermagem, relatados pela mídia, buscou-se através desse estudo de pesquisa, analisar as consequências da má qualidade de sono, e se alguma delas possam ter contribuído de alguma forma para esses acontecimentos.
Os profissionais da área de enfermagem, nem sempre possuem boas condições detrabalho, muitos deles, possuindo horários exaustivos de trabalho. Desta maneira, pesquisas realizadas no âmbito de trabalho de enfermagem são de suma importância para busca da compreensão das falhas cometidas, sendo justificadas muitas vezes, pela incapacidade do profissional. No entanto, a carga horária, a carga de atividades e as consequências de uma má qualidade do sono podem estar maisrelacionadas a esses erros do que a própria capacidade dos enfermeiros.

3. OBJETIVOS

4.1 Objetivo Geral

- Analisar a qualidade do sono de enfermeiros;

4.2 Objetivos Específicos

- Comparar a diferença entre a qualidade de sono em enfermeiros de unidades de saúde pública e privada;
- Averiguar se existe relação entre a qualidade de sono e cargas horárias distintas;
- Verificarse o estresse decorre mais da má qualidade de sono ou do desenvolvimento das atividades profissionais;
- Examinar se erros e acidentes de trabalho estão mais propensos aos profissionais que não desfrutam de um período satisfatório de sono;

4. PROBLEMA DA PESQUISA

A má qualidade do sono interfere na realização das atividades desenvolvidas pelos enfermeiros?

5. HIPÓTESES

Nodecorrer da pesquisa, vamos observar se pode haver correlação entre o estresse e o sono na atividade de enfermagem. Essa relação pode não existir se o estresse não estiver associado ao sono, não sendo o estresse o motivo prejudicial no trabalho do enfermeiro que estiver com o sono prejudicado.
Temos como principais hipóteses, que os acidentes e erros de enfermagem podem estar ou não relacionados...
tracking img