A ilusao de servir

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3752 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Com o objetivo de desenvolver um resumo do conteúdo do capitulo I “Serviço Social: A Ilusão de Servir” do Livro Serviço Social: Identidade e Alienação, de autoria de Maria Lúcia Martinelli, discorreremos sobre o tema básico do texto, centrado sobre o capitalismo e suas diversas conceituações ao longo de um processo histórico de conturbadas relações trabalhistas, além de umaanálise sobre a compreensão a respeito do significado social do Serviço Social.

O capitalismo, definido como um sistema de organização de sociedade baseado na propriedade privada dos meios de produção e propriedade intelectual, e na liberdade de contrato sobre estes bens (Wikipédia), encontra-se presente em todo o contexto de sua abordagem, quando transita por diversos períodos da históriacontemporânea, mostrando as diversas fases do processo de desenvolvimento das relações sociais de trabalho, as reações e as conseqüências da modernização dos processos de produção capitalista na Europa.

Analisa ainda, no contexto das diferentes correntes de pensamento, pontos abordados por pensadores como: Carl Marx e Engels, emergem nas diversas fazes dos acontecimentos políticos que levaram a revoluções,revoltas e recrudescimentos de antagonismos, em diferentes épocas e em diferentes países e que se revelaram fatores de importância relevante na história da humanidade.



2 DESENVOLVIMENTO

A autora, no contexto de seu livro, originalmente produzido para tese de doutorado em Serviço Social, se aprofundou no estudo de questões teóricas do Serviço Social e teve na história do processo dedesenvolvimento social das relações trabalhistas, nas ações originadas a partir do projeto político da burguesia capitalista e dos conflitos gerados a partir de situações vividas em diferentes períodos da história, entre os séculos XIV e XIX, principalmente nos países da Europa: Inglaterra, França, Alemanha, Itália e Holanda, que deram origem ao surgimento do capitalismo industrial, esteira em que sedesenvolveu e originou o Serviço Social, a partir dos fenômenos históricos profundamente relacionados.

A história do capitalismo é a história das classes sociais. Todo o processo se desenvolveu com a evolução histórica da humanidade, na vivência de seus conflitos, seus antagonismos e lutas. Esse processo evolutivo, advindo de estudo dos acontecimentos históricos dos povos antigos e medievais,levou à constatação de que esses possuíam uma relativa organização social e econômica. Fica a conclusão de que a compreensão do capitalismo, como categoria histórica, guarda profunda relação com o Serviço Social.

Nas sociedades medievais, a economia se processava através de trocas simples, sem a ocorrência de relações contratuais formais. Nos séculos XIV e XV, porém, o que se verifica é umfeudalismo mergulhado em graves crises, provocadas pela intensificação das transações monetárias e a desintegração da estrutura feudal. O acirramento das contradições internas e o desenvolvimento do capitalismo mercantil, a partir da primeira metade do século XV, tornam o sistema de trocas mais complexo a partir do momento em que passou a se buscar a acumulação de riquezas e o lucro. As novas formas detroca deixam evidentes os aspectos da divisão social do trabalho e promovem a primeira ruptura entre a fiação e a tecelagem, intensificando a descaracterização do sistema de troca e o conseqüente distanciamento entre produtor e proprietário.

O dono de terra transformou-se em comerciante ou mercador e daí a atacadista, monopolizador do comércio exterior e concentrador de riquezas. Passou aresidir em verdadeiras fortalezas cercadas por muros, com livre acesso ao seu interior, desde que fosse proprietário de lote ou residência. Os detentores desses privilégios passaram a ser conhecidos por burgueses, nome derivado do latim “burgos” que significa: fortaleza, castelo, etc. Esses burgueses passaram a controlar o mercado urbano e a concentrar mais riquezas em suas mãos e na medida em que...
tracking img