Matematica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1834 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A LÓGICA NA APRENDIZAGEM


André Luis dos Santos
Prof.ª Vera Beatriz Asmuz dos Santos
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em Matemática (MAD 1722) – Lógica da Matemática
15/07/2012


RESUMO

A essência da aprendizagem é descobrir coisas novas e validar ou refutar dados, neste cenário encontra-se a lógica. Surgindo com Aristóteles e tendo nos dias atuais umgrande valor, em especial como instrumento auxiliador da matemática, a lógica trás inúmeros benefícios para resolução de problemas sendo indispensável nas áreas de geometria e análise combinatória. Infelizmente, a lógica não raro é deixada de lado pelos docentes em razão da grande quantidade de conteúdos e a serem desenvolvidas junto à classe de alunos. Quanto ao aprendizado em geral, a lógica éuma auxiliadora na compreensão e na escrita de textos. Junto ao domínio dos conteúdos, a lógica apresenta suas vantagens, pois a memória fotográfica pode facilmente apagar seus ensinamentos, enquanto o aprendizado baseado no raciocínio lógico permanecerá sempre com a capacidade de relembrar desenvolvida pela compreensão. É indispensável ao docente o ensinamento dessa competência a fim dedesenvolver alunos e cidadãos competentes.


Palavras-chave: Lógica; Matemática; Importância.


1 INTRODUÇÃO

A essência do aprendizado é de sempre descobrir coisas novas e esclarecer dados como verdadeiros ou falsos. Em muitos casos, a intuição é quem dá embasamento para discernir a verdade, mas em outros casos este sentido pode ser um enganador, pois, experiências, comparações ou mesmo analogiasnem sempre são suficientes para se obter o conhecimento verdadeiro. Para provar alguma coisa, sustentar uma opinião ou defender um ponto de vista sobre algum assunto, é preciso argumentar, ou melhor, é preciso apresentar justificativas convincentes e corretas que sejam suficientes para estabelecer sem deixar nenhuma dúvida se uma determinada afirmação é falsa ou verdadeira. Assim surge a lógica,tratando da validade ou não de argumentos, corrigindo o pensamento com objetivo de atingir a solução desejada.

A lógica é uma ciência que fornece as leis ou normas ideais de pensamento e o modo de aplicá-las para demonstrar a verdade. Também estabelece os fundamentos necessários para as duas demonstrações, pois dada certa hipótese, a lógica permite verificar quais são as suas conseqüências;dada certa conclusão, a lógica permite verificar se ela é verdadeira ou falsa.


2 COMO SURGIU A LÓGICA?

A lógica surgiu com Aristóteles através do termo grego Órganon, que era o nome dado ao conjunto dos seus escritos lógicos. Estudava a razão como instrumento da ciência ou como um meio de adquirir e possuir a verdade e, o ato próprio da razão é o ato de raciocinar ou argumentar.Aristóteles afirmava também ser a lógica o conhecimento inicial a ser aprendido antes de se iniciar uma investigação filosófica ou científica, pois segundo ele, somente a lógica poderia indicar qual o tipo de proposição, de raciocínio, de demonstração, de prova e de definição que uma determinada ciência deveria usar.

Justifica-se a afirmação de Aristóteles pelo fato deaos olhos de um homem sem estudo, ser fácil aceitar como válidos argumentos aparentemente lógicos, por apresentarem uma conclusão verdadeira, e da mesma forma rejeitar argumentos baseados em premissas fantasiosas ou que envolvam conceitos errados. Nestes casos o que se observa é a carência do conhecimento de que a validade de um argumento depende somente da relação estabelecida entre as premissase a conclusão, e também de que a validade do argumento não depende da veracidade das premissas.

A partir do século XX a lógica matemática encontrou um campo bem mais amplo, despontando como um dos campos mais fascinantes e revolucionários do conhecimento humano, demonstrando conexões com diversas partes da matemática, tais como a álgebra, a teoria dos números, a combinatória, a...
tracking img