A hora da estrela

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5106 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Hora da Estrela

Clarice Lispector (1977)



Personagens


Macabéa, a protagonista: (...) vida primária que respira, respira, respira. (...) dormia de combinação de brim com manchas bastante suspeitas de sangue pálido. (...) ela era incompetente. Incompetente para a vida. Faltava-lhe o jeito de se ajeitar. (...) Não sabia que era infeliz. (...) Assoava o nariz na barra da combinação.Não tinha aquela coisa delicada que se chamava encanto. (...) A única coisa que queria era viver. Não sabia para que, não se indagava. (...) A mulherice só lhe nasceria mais tarde porque até no capim vagabundo há desejo de sol. (...) sonhava estranhamente em sexo, ela que de aparência era assexuada. Quando acordava se sentia culpada sem saber por que, talvez porque o que é bom devia ser proibido.(...) Não se tratava de uma idiota, mas tinha a felicidade pura dos idiotas. (...) Ela era subterrânea e nunca tinha tido floração. Minto: ela era capim.

Olímpio de Jesus Moreira Chaves, o namorado: O rapaz e ela se olharam por entre a chuva e se reconheceram como dois nordestinos, bichos da mesma espécie que se farejam. (...) mentiu ele porque tinha como sobrenome apenas o de Jesus, sobrenomedos que não têm pai. (...) No Nordeste tinha juntado salários e salários para arrancar um canino perfeito e trocá-lo por um dente de ouro faiscante. Este dente lhe dava posição na vida. Aliás, matar tinha feito dele um homem com letra maiúscula. Olímpio não tinha vergonha, era o que se chamava no Nordeste de cabra safado. Mas não sabia que era artista: nas horas de folga esculpia figuras de santos eeram tão bonitas que ele não as vendia. (...) vinha do sertão da Paraíba (...) nascera crestado e duro que nem galho seco da árvore ou pedra ao sol. (...) Ter matado e roubado faziam com que ele não fosse um simples acontecido qualquer, davam-lhe uma categoria, faziam dele um homem com honra já lavada (...) seu destino era o de subir para um dia entrar no mundo dos outros. Ele tinha fome de ser ooutro.

Madama Carlota, prostituta e cartomante: Eu sou fã de Jesus. Sou doidinha por ele. Ele sempre me ajudou. Olha, quando eu era mais moça tinha bastante categoria para levar vida difícil de mulher. E era fácil mesmo, graças a Deus. Depois, quando eu já não valia muito no mercado, Jesus, sem mais nem menos arranjou um jeito de eu fazer sociedade com uma coleguinha e abrimos uma casa demulheres (...) a polícia não deixa por cartas, acha que eu estou explorando os outros, mas, como eu já disse, nem a polícia consegue desbancar Jesus. (...) Eu tinha um homem de quem eu gostava de verdade e que eu sustentava porque ele era fino e não queria se gastar em trabalho nenhum. Ele era o meu luxo e eu até apanhava dele. Quando ele me dava uma surra e via que ele gostava de mim, eu gostava deapanhar. (...) Ouvi dizer que o Mangue está acabando, que a zona agora só tem uma meia dúzia de casas. Em meu tempo havia umas duzentas. Eu ficava em pé encostada na porta vestindo só calcinha e sutiã de renda transparente.



Resumo


Macabéa nasceu em Alagoas, num ambiente de extrema pobreza. Órfã dos pais desde os dois anos de idade, foi criada por uma tia, única parenta sua no mundo, tãopobre quanto ela. Dessa tia a menina levou muitos cascudos na cabeça, forma que empregava a mulher para educar a sobrinha. Batia mas não era somente porque ao bater gozava de grande prazer sensual ela que não se casara por nojo - como também porque achava seu dever.

Destituída de qualquer conforto, totalmente alienada do consumismo _o único desejo da menina era comer goiabada com queijo,prazer que quase sempre lhe era negado, por castigo.

A medida que crescia, Macabéa aprendia que "vida é assim: aperta-se o botão e a vida acende". Só que ela não sabia qual era o botão de acender. Nem se dava conta de que vivia numa sociedade técnica onde ela era um parafuso dispensável. ( observe a atualidade da crítica feita pela autora neste trecho ) .Mas uma coisa descobriu inquieta: já não...
tracking img