A historia do rh e suas perspectivas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O CARATER MULTIVARIADO DA AREA DE RECURSOS HUMANOS

A área de RH é uma área interdisciplinar: envolvem necessariamente conceitos de Psicologia Industrial e Organizacional, Sociologia Organizacional, Engenharia Industrial, Direito do Trabalho, Engenharia de Segurança, Medicina do Trabalho, Engenharia de Sistemas, Cibernética, Etc. Os assuntos normalmente tratados em RH referem-se a umamultiplicidade enorme de campos de conhecimentos: falam-se em aplicação e interpretação de testes psicológicos e entrevistas, de tecnologia de aprendizagem individual e de mudança organizacional, nutrição e alimentação, medicina e enfermagem, serviço social, plano de carreiras, desenhos de cargos e da organização, satisfação do trabalho, absenteísmo e salários e encargos sociais, mercado, lazer, incêndiose acidentes, disciplina e atitudes, interpretação de leis trabalhistas, eficiência e eficácia, estatísticas e registros, transporte para o pessoal, responsabilidade no nível de supervisão, auditoria e um sem-número de assuntos diversificados.
Os assuntos tratados pelo RH referem-se tanto aos aspectos internos da organização (abordagem introversiva do RH), como a aspectos externos ou ambientais(abordagem extroversiva do RH). Veja exemplos abaixo:
TECNICAS AMBIENTE EXTERNO TECNICAS AMBIENTE INTERNO
*Pesquisa de mercado de trabalho *Analise e descrição de cargos
*Recrutamento e Seleção *Avaliação de cargos
*Pesquisa de salários e benefícios *Treinamento
*Relações com sindicatos *Avaliação de desempenho
*Relações com entidades de formação profissional *Plano de Carreiras*Legislação Trabalhistas *Política Salarial
Não há leis ou princípios universais para a gestão dos recursos humanos. O RH é contingencial, ou seja, depende a situação organizacional: do ambiente, da tecnologia empregada pela organização, das políticas e diretrizes vigentes, da filosofia administrativa preponderante, da concepção existente na organização acerca do homem e de sua natureza,sobretudo, da qualidade e quantidade dos recursos humanos disponíveis. À medida que mudam esses elementos, muda também a forma de administrar os recursos humanos da organização. Um esquema de RH bem sucedido em uma organização em certa época pode não sê-lo em outra organização ou na mesma organização em época diferente, pois as coisas mudam, as necessidades sofrem alterações, e o RH deve levar emconsideração a mudança constante que ocorre nas organizações e em seus ambientes. Por outro lado, o RH não é o fim em si mesmo, mas um meio de alcançar a eficácia e a eficiência das organizações através das pessoas, permitindo condições favoráveis para que estas alcancem seus objetivos pessoais.
OBJETIVOS DO RH
Os objetivos do RH devem estar fora dele. Ele deve servir aos objetivos do negocio daorganização. O RH consiste no planejamento, organização, desenvolvimento, coordenação e controle de técnicas capazes de promover o desempenho eficiente do pessoal, ao mesmo tempo em que a organização constitui o meio que permite as pessoas que com ela colaboram alcançar os objetivos individuais relacionados direta ou indiretamente com o trabalho. O RH busca conquistar e manter pessoas na organização,trabalhando e dando o maximo de si, com uma atitude positiva e favorável. Representa todas aquelas coisas não só grandiosas que provocam euforia e entusiasmo, como também aquelas pequenas e numerosas coisas que frustram e impacientam ou que alegram e satisfazem, mas que levam as pessoas a desejar permanecer na organização. Há mais coisas em jogo quando se fala em RH. Também esta em jogo aqualidade de vida que a organização e seus parceiros terão e a espécie de parceiros que a organização pretende cultivar.
Os objetivos do RH derivam dos objetivos da organização inteira. Toda organização tem com um de seus principais objetivos a criação e distribuição de algum produto ( como um bem de produção ou consumo) – ou de algum serviço (como uma atividade especializada). Assim, ao lado dos...
tracking img