A historia da moeda

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1533 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

Sumário
1. ESCAMBO 5
2. MERCADORIA MOEDA 5
2.1. INTRODUÇAO 5
2.2. PRINCIPAIS MERCADORIAS UTILIZADAS COMO MOEDA 5
3. METALISMO 6
4. MOEDA-PAPEL 7
4.1. SURGIMENTO DAS CASAS DE CUSTODIA. 7
5. MOEDA FIDUCIARIA OU PAPEL-MOEDA 7
6. MOEDA NA CONTEMPORANEIDADE 8
6.1. MOEDA BANCARIA 8
6.2. OS MEIOS DE PEGAMENTOS NOS DIAS ATUAIS 8

INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem por objetivo lheinformar a completa historia da moeda a partir dos sistemas feudais quando foi introduzido o sistema de troca escambo, mercadoria moeda as moedas metálicas, as declarações de depósitos feitas nas casas de custodia, o papel moeda assim como também a moeda na atualidade. ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬

1. ESCAMBO

Na antiguidade, as pessoas viviam em pequenos vilarejos e sustentavam suasfamílias através da caça e vegetação da própria região. Mas com o passar do tempo começou a crescer as famílias e foi virando varias comunidades, com isso as pessoas iniciaram as delimitação de suas áreas de plantio de alimentos e a caça. As comunidades produziam produtos diferentes umas das outras, uns cuidavam da caça e outros do plantio. Esse modo de organização impulsionou a troca demercadoria que se excediam nas comunidades, como por exemplo, uma quantidade razoável de grãos poderia ser trocado por um numero considerado de frutas. Em todas as culturas o escambo era à base da economia.
Esse sistema de troca começou a passar por dificuldades pois quem tinha arroz queria melancia e dificilmente iria achar pessoas que teria gostos oposto, e quando conciliavam os gostos não garantiamas trocas. Com isso as comunidades começaram a estocar produtos, dificultando a pratica do escambo.

2. MERCADORIA MOEDA

2.1. INTRODUÇAO
Visto às dificuldades de troca do escambo as comunidades familiares queriam facilitar as trocas, algumas mercadorias pela sua utilidade passaram a ser mais procuradas do que outras então foram vista por todos como mercadorias moeda.
Cada produtoapresentava as vantagem e desvantagem, a cerveja, por exemplo, não melhora com o armazenamento, o vinho já tende a melhorar, o ferro enferruja, o diamante perde um pouco do valor se for dividido. Com isso houve a necessidade de criar uma forma mais simples de efetuar a troca.

2.2. PRINCIPAIS MERCADORIAS UTILIZADAS COMO MOEDA
Varia mercadorias foram usadas como moeda mas entre elas se destacaramo gado, cobre, ferro, tecidos, cereais, fumo etc.

Tabela dos das principais mercadorias e seus devidos locais.
No Egito Cobre
Na China Concha, seda, sal, cereais.
Na Alemanha Gado, cereais, mel.
Na Rússia Gado, prata.
No Japão Cóbre, pérola, arroz.
No EUA Fumo, cereais, madeira e gado.
Na França Metais preciosos, cereais.

A principal mercadoria foi o gado, pois era vantajoso poisservia como poupança rendia juros mas por outro lado não podia ser divididos em trocados.

3. METALISMO

Quando o homem descobriu o metal, começou a usar para fazer armas e utensílios, que antes era feito de pedra. O metal foi mercadoria cuja as características essenciais mais se aproximavam das características que se exigem dos instrumentos monetários. Devido as suas facilidades detransporte, divisibilidade e a sua raridade, passou a ser o principal valor padrão. Os primeiros metais a ser usado foi o cobre e o ferro, inicialmente comercializado bruto, logo depois comercializado em barras e em formas de objetos.
Com o tempo o metal ganhou forma definida e peso determinado, recebendo marca indicada e valor. Mas com o passar do tempo, perdeu valor devido a grande existência, e deulugar aos metais nobres, como ouro e a prata. Esses metais são definidos como metais monetários por excelência.
Assim surgem as primeiras moedas com as seguintes características; são pequenas peças de metais com peso e valor definido e com impressão de cunho oficial, que é a marca de que o emiti e garante o seu valor.
Nas moedas pode se observar a mentalidade de um povo, os aspectos políticos e...
tracking img