A historia da enfermagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1327 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Técnico de Enfermagem Módulo: Gerenciamento de Enfermagem
Atividade: Verificação de Aprendizagem
Aluno: R.M.S.
14 de Agosto de 2012

Enunciado
Faça um resumo histórico sobre a enfermagem moderna desde seu começo no século XIX até os dias atuais.

A revolução industrial,iniciada em 1760, foi impulsionada pela melhoria acondições dos meios de transporte terrestre e marítimos, dos meios de comunicações de grandes descobertas acelerando a expansão econômica e científicas dos vários paises da Europa América e Ásia,marco do inicio da Era Moderna.não se pode negar que a revolução tecnocientífica da Idade Moderna tenha sido precursora de um progresso social amplo e significativo, naqueles tempos. A doença nessa épocatorna-se obstáculo a força produtiva do trabalho, com diminuição da produção e transtorno econômicos e políticos.Manter a saúde, como a necessidade básica do indivíduo, significava manutenção da produtividade.
A prática médica ganhou destaque com o advento da Medicina política e social. Segundo Edwal A. Campos Rodrigues , o século XIX foi marcada pelo florescimento da Era Vitoriana e pelas exigênciasde emancipação das mulheres, que se iniciavam às margens das oportunidades educacionais profissionais e sociais.
Em 1848, em Sêneca Falis, Nova Iorque, realizou-se a Convenção para os Direitos das Mulheres, que obteria grande repercussão histórica. Susan B. Anthony e muitas outras companheiras exigiam direito ao voto, inclusive Direito e Medicina. Elisabeth Backwell (1821-1910), após muitaluta, conseguiu ingressar em 1847 no “Genova medical college”, em Nova Iorque, tornando-se militante pela causa da saúde. Em1850, inaugurou o Woman`s Medical College of Pennsylvania, com oito candidatas no curso médico.
A Enfermagem moderna surge com a finalidade principal de organizar de forma hierárquica o espaço hospitalar. Essa nova Enfermagem se orienta pelo modelo de `ensino nightingaleano`,surgido a Inglaterra em 1860, contemporâneo as ascensão capitalista, que incutia níveis diferenciado de especialização para as nurses e para as ladies nurses. A Escola de Enfermagem, organiza e coordenada por Florence Nightingale, que estabelecia novos princípios para a educação das enfermeiras,nasceu junto ao Hospital Saint Thomas, em Londres. Com duração de um ano, o curso preparava jovens, asnurses, apenas para cuidar dos doentes, não contemplando a administração dos serviços de Enfermagem.
Florence selecionou inicialmente jovens provindas das classes sociais menos favorecidas, temendo que as pertencentes as camadas sociais mais elevadas não se adaptasse ao tipo de trabalho. No campo hospitalar, esperava que demonstrassem habilidades associadas ao trabalho manual, como cuidar deferimentos e do ambiente hospitalar, auxiliar os incapacitados etc. O ensino consistia em aula de Anatomia, Química, Culinária e Enfermagem. Após concluir o curso, trabalhavam no mínimo um ano no hospital. Uma década após sua criação, a Escola Nithtingale passou para receber para treinamento as ladies, alunas provindas das classes sociais mais elevadas. A elas Florence destinou a supervisão, o ensinoe a difusão do sistema, cabendo-lhes “o pensar concretizado nos postos de comando”. Custeavam seus próprios estudos e eram isentas do estágio-trabalho após o termino do curso.
Até meados do século XIX,era praticamente nula a assistência aos enfermeiros nos hospitais de campanha, onde a insalubridade aumentava ainda mais o número de mortos. Com seu trabalho, Florence Nightingale lançou as basesdos modernos serviços de Enfermagem. Concepções teórico-filosóficas de Enfermagem desenvolvidas por ela iniciaram importantes mudanças na história de cuidar, na historia do hospital. Os conceitos de Florence sobre Enfermagem abrangiam as funções de assistente social, nutricionista e administrado, sendo apoiadas em observações sistematizadas de registros estáticos extraídos de sua experiência...
tracking img