Esporte de aventura (mapas, carta, trilhas)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1199 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BUSSULA, ORIENTAÇÃO E MAPAS

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE ORIENTAÇÃO – PONTOS CARDEAIS, COLATERAIS E GRAUS






Para ser capaz de se orientar é necessário no mínimo ter a noção dos pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e também dos colaterais (nordeste, noroeste, sudeste, sudoeste). O sol nasce sempre no Leste e se põe sempre no Oeste, com isso é possível pela posição do soldeterminar onde fica o Leste ou Oeste e assim obter a direção do Norte e do Sul. Ficando de pé aponte a sua mão direita para o sol nascente, este ponto é o Leste. Sua mão esquerda estará apontada para o Oeste e na sua frente estará o Norte e nas suas costas o Sul. Esse método elementar foi usado durante muito tempo por povos primitivos, permitindo a orientação deles quando saíam de um lugar para o outro. Os pontos cardeais e colaterais mostrados na imagem costumam ser abreviados usando letras, essa abreviação segue o padrão: Pontos Cardeais: N – Norte L ou E – Leste/East S – Sul O ou W – Oeste/West

Pontos Colaterais: NE – Nordeste (ponto entre o Norte e o Leste) SE – Sudeste (ponto entre o Leste e o Sul) SW ou SO – Sudoeste (ponto entre o Sul e o Oeste) NW – Noroeste (ponto entre o Oeste eo Norte)

BUSSULA




Algumas bússolas são divididas de 10 em 10 graus, outras em 20 em 20 graus, outras em 30. Quanto maior for a divisão da bússola mais precisa ela se torna, permitindo a localização de graus com valores quebrados, como 275º por exemplo. A bússola utilizada para orientação costuma ser aquela conhecida como bússola Silva ou Cartográfica, um tipo de bússola diferente,que é montada em cima de uma régua de acrílico. Nada impede que você use uma bússola comum para se orientar, contudo, a tarefa fica muito mais simples com o uso da bússola Silva.

FUNÇÃO DE CADA PARTE DA BÚSSOLA:


Régua: serve para duas coisas: medir a distância entre dois pontos para calcular a distância entre eles baseado na escala do mapa; e traçar linhas retas entre dois pontos do mapapara fins de navegação.
Escalas: servem para simplificar o uso da régua, usando as escalas não precisa é necessário calcular a distância entre os pontos, pois as escalas já são graduadas em metros ou kilômetros de acordo com o padrão indicado próximo a elas. Seta de direção ou azimute: é usada para localizar a direção em graus de um determinado ponto, ou seja, o azimute de um ponto.

 FUNÇÃO DE CADA PARTE DA BÚSSOLA:






Limbo giratório: possui a marcação dos pontos cardeais e dos graus, fundamental para o uso da bússola. Portão: uma marcação logo abaixo da marca do norte que fica no limbo, é usado no processo de navegação. Pode ser uma seta como na foto ou duas marcas paralelas. Linhas meridionais: servem para alinhar a bússola com as linhas do mapa, garantindo assim queela esteja apontando a direção exata. Escala de declinação: serve para ajustar a graduação da bússola em relação à declinação magnética Agulha imantada: é a agulha que aponta o norte

A CARTA TOPOGRÁFICA


Navegar somente com a bússola é praticamente impossível, a menos que você conheça muito bem o terreno onde está – o que teoricamente o faria dispensar a bússola. Para sabermos ondeestamos exatamente e para poder traçar uma rota até um determinado ponto precisamos de uma carta topográfica, um mapa que demonstra em detalhes o relevo da região, permitindo escolher o melhor caminho entre montanhas, vales, etc…

NOME DA CARTA


Em geral vem marcado no topo da carta, no centro ou nos cantos. O nome de uma carta é dado pela cidade ou acidente geográfico mais importante presenteno mapa, aqui no Brasil a maioria das cartas tem nomes de cidades.

ESCALA E RÉGUA


A escala indica a proporção entre o que está na carta topográfica e o terreno real. A maioria das cartas nacionais tem escala de 1:50.000

CURVAS DE NÍVEL


As curvas de nível indicam o relevo na sua frente, podendo detalhar onde existem vales, depressões, campos ou encostas de montanhas. São...
tracking img