Durkheim

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
DURKHEIM E O EQUILIBRIO SOCIAL
 
Durkheim estudava o comportamento dos indivíduos, recorria às explicações biológicas, psicológicas ou sociológicas, se dedicou ao estudo da influência e do condicionamento que a sociedade exerce sobre os indivíduos.
Durkheim, ao lado Weber e Marx, é considerado o autor clássico da sociologia, eles queriam transformar a sociologia em uma ciência objetiva. Eledava conferências sobre a literatura socialista incluindo as obras de Karl Marx. No socialismo, ele reprovava o enfoque voltado para o conflito, a luta de classe, e a sua função era se beneficiar ao corpo social.
Ele tinha preocupação com a solidariedade relacionada aos conflitos sociais e políticos de sua época. A sua sociologia serviu como antídoto contra as idéias revolucionárias dos socialistase dos marxistas em geral.
Ele pensava que a sociedade não era um simples aglomerado de seres viventes, somente as ações que a própria sociedade tem causa apenas o livre arbítrio das vontades dos individuais. A vida coletiva é um ser distinto da vida individual. A sociedade é um verdadeiro organismo que cujas partes contribuem de diferentes modos para o funcionamento. O ser social é muito maisque a somatória dos indivíduos do que as consciências particulares que contém.
O principal objetivo é uma vigorosa devoção e subordinação dos indivíduos a sociedade. Os homens têm que se contribuir com as leis sociais para que tenha uma convivência social e não haja tensão entre o individuo e a sociedade e sim uma resolução a favor a coletividade social.
 
A CONSCIÊNCIA COLETIVA
 
ParaDurkheim, a fonte da moral é o coletivo. A liberdade do indivíduo é limitada pelo coletivo. A sociedade define certas formas de condutas aceitas como “normais”, as ações que fogem desses padrões são considerados sintomas de um problema social. E cada sociedade define seu tipo de padrão da normalidade e patologia.
O fato social possui força autônoma e independente, é formado por representações coletivas,ou seja, as lendas, mitos, tradições religiosas, etc.
Durkheim tinha os conceitos que eram: coesão, consenso e solidariedade. Segundo as palavras, a sociedade é: Quem nos tira de nossos interesses, e nos obriga a ter outros interesses é a sociedade, que ensina a controlar nossas paixões, a ditar leis para eles, a subordinar nossos fins pessoais a fins superiores.
A sociedade educa os indivíduosa levar as próprias paixões e levar em consideração em outros interesses que não são os próprios interesses.
Para o bem do individuo, tudo isso é feito pela disciplina da educação. Há modos de agir, pensar ou sentir, é um processo educativo que dará conta eficaz da tarefa social. As crianças são educadas e são obrigadas a conviver com a vida social, ou seja, a seguir horários, comportamento emaneira de ser.
A sua sociologia é demonstrar que existe uma especificidade do social e convém atribuir a sociologia à responsabilidade do estudo sobre a coletividade. Ambos os fenômenos coletivos em relação ao homem, não poderiam ter sua explicação apenas nos estudos da psicologia dos indivíduos.
Durkheim, a sociologia refere-se aos fatos sociais, que podem ser estudados objetivamente a lidar comos fatos das ciências naturais que apresentam as seguintes características:
Objetividade: É reconhecer que a sociedade tem existência objetiva e independente de qualquer existência particular, individual, pode ser estudada por métodos diretos. Ao descrever a sociedade dos fatos sociais afirma que “lá fora” as consciências individuais, tem força invisível é real e atua sobre todas as pessoas. Osfatos sociais são objetivos porque é anteriores e também são posteriores, ao continuarem após a morte de cada pessoa e exteriores no sentido de independem das vontades individuais. A exterioridade dos fatos sociais pode ser exemplificada na religião.
Generalidade: o fato social é um conjunto de uma dada sociedade tendo, ao mesmo tempo uma existência própria e independentemente das manifestações...
tracking img