A guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (652 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Após a segunda guerra mundial, os países aliados desfizeram a aliança imediatamente, pois tinham duas doutrinas diferentes: o capitalismo, liderado pelos EUA e o socialismo pela URSS.
Em 1945estava formada a bipolarização mundial, o início da guerra fria, que só terminaria em 1991, com o fim da URSS, mas a queda do muro de Berlim já havia ocorrido em 1989 (?)
Nunca houve conflito diretoentre esses países, pois o arsenal nuclear de ambos era e ainda é capaz de destruir além dos países envolvidos, o mundo.
A primeira coisa feita após o término da aliança foi o cercamento dessespaíses em torno de organizações militares prevendo a uma possível guerra e visando aliança entre ambos.
A OTAN, exclusivamente militar (assegurar que se houvesse guerra eles deveriam ficar unidos)encabeçada pelos EUA, Canadá e Europa ocidental e seus participantes eram capitalistas, principalmente ocidentais. Surgiu o pacto de Varsóvia( além da questão militar os países se ajudariam economicamente),que possuía a mesma organização da OTAN, porém formado pelo bloco socialista, principalmente o leste europeu.
O que um fazia o outro fazia.
O que marca a disputa de ideologias é a corrida espacial,disputa de propagação no mundo. A URSS sai na frente quando consegue lançar a cadela Laika no espaço em novembro de 57, porém os EUA fecha o ciclo quando manda em 1969 um americano para pisar na lua.Os EUA propaga para o mundo que ele fecha o ciclo de disputa com a URSS.
Planos econômicos: Nos EUA, desenvolve o plano Marshall com intenção de influenciar os países para o capitalismo, com ajudafinanceira aos países prejudicados com a 2 guerra mundial. Maneira de ganha confiança e estreitamento de relações diplomáticas. Tentou emprestar para os países socialistas que recusaram.
A URSSdesenvolve o COMECON para os países do leste europeu devastados após a guerra.
Esses planos eram para divulgar para que adotassem as ideologias do capitalismo ou socialismo.
Como nunca houve...
tracking img