A guerra fria

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Guerra Fria

A Guerra Fria tem início logo após a Segunda Guerra Mundial, pois os Estados Unidos e a União Soviética vão disputar a hegemonia política, econômica e militar no mundo. Agora osantigos aliados da 2ª Guerra estavam em lados opostos e os antagonismos entre eles afloraram.
Muito mistério, espionagem e segredos de estado estiveram envolvidos nesta época.
A União Soviética com seusistema socialista, sem democracia e com partido único, lutando pela igualdade social através do Comunismo. A outra potência mundial, os Estados Unidos, que deseja implantar o sistema capitalista noresto do mundo, baseado na economia mercantilista, propriedades privadas e sistema democrático.  Diante de tantas diferenças a única característica que tinham em comum era possuir armas nucleares.
AGuerra Fria apesar de não ter acontecido realmente, de não ter chegado aos finalmente, foi um dos momentos mais sombrios da história da humanidade, pois se ela tivesse realmente acontecido o planetaTerra estaria completamente ameaçado. O poder nuclear que hoje as grandes potências detêm é capaz de destruir com o nosso planeta várias vezes, como se não bastasse uma. Essa guerra durou entre 1940 e1989 e foi denominada de Fria justamente porque não houve combates propriamente ditos, o conflito era na verdade ideológico. Tanto os Estados Unidos quanto a União Soviética estavam muito bem equipadoscom mísseis nucleares e poderiam sim, ter caído em uma batalha arrasadora, mas isso não aconteceu, até mesmo porque se tivesse acontecido assim não haveria ninguém para contar essa história nos diasde hoje, pois provavelmente o planeta estaria todo destruído, toda espécie de vida estaria dizimada e tanto o ar, a água e a terra estariam contaminados pela radiação nuclear. 
Foi aí que surgiu otermo “Paz Armada”, onde cada país alimentava-se cada vez mais com o poderio bélico, A justificativa para tal procedimento era que enquanto houvesse um equilíbrio bélico entre as duas potências, a paz...
tracking img