Relatorio de ebulioscopia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1874 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
01- OBJETIVO:
Quando dissolvemos uma substância iônica na água, uma parte das moléculas dissolvidas separa-se totalmente em cátion e íons, enquanto outra parte comporta-se como se os íons não existissem totalmente separados uns dos outros ( como se estes íons não se houvessem dissociado). Daí a existência do grau de dissociação, para os compostos iônicos em solução. Como as fórmulas dos efeitoscoligativos apresentam o grau de dissociação no fator de Van´t Hoff, podemos determinar o valor deste ᴽ experimentalmente, através de um dos efeitos coligativos.
02- INTRODUÇÃO
Ebulioscopia: é o estudo da elevação do ponto de ebulição de um líquido, ocasionado pela
dissolução de um soluto não-volátil, ou ainda a propriedade coligativa correspondente ao aumento do ponto de ebulição de umlíquido quando acrescenta-se a ele um soluto não-volátil (que não evapora). É como se as partículas do soluto "segurassem" as partículas do solvente, dificultando sua passagem ao estado gasoso.
O aumento (variação) da temperatura de ebulição pode ser justificado pela diminuição da pressão máxima de vapor, que se deve à presença das partículas do soluto. Para que ocorra a ebulição da solução, énecessário que ela seja aquecida até que sua pressão de vapor se iguale à pressão atmosférica.
Ainda podemos dizer que a Ebulioscopia ou Ebuliometria é a propriedade coligativa que estuda a elevação da temperatura de ebulição do solvente em uma solução. Para que um líquido entre em ebulição é necessário aquecê-lo até que a pressão de vapor fique igual à pressão atmosférica, até aí tudo bem, mas quandoexistem partículas insolúveis em meio ao solvente o processo é dificultado, a Ebulioscopia surge então para explicar este fenômeno.


A fórmula usada para o cálculo é:

Δte = Te2 - Te, onde:

Te = temperatura de ebulição da solução
Te2 = temperatura de ebulição do solvente


Um exemplo de Ebulioscopia surge no preparo do café: quando adicionamos açúcar na água que estava prestes aentrar em ebulição. Os cristais de açúcar antes de serem dissolvidos pelo aquecimento constituem partículas que retardam o ponto de ebulição da água, ou seja, o líquido vai demorar um pouco mais a entrar em ebulição.

Essa propriedade foi estudada pelo cientista francês François Marie Raoult (1830-1901) e seus estudos o levaram à seguinte conclusão:

Quando o ponto de ebulição de um líquido éelevado pela presença de um soluto não volátil, o novo valor é diretamente proporcional ao número de mols da solução. Esta é a relação entre o efeito ebulioscópico e a concentração da solução, mais conhecida como Lei de Raoult.
A Ebulioscopia surgiu através da análise de soluções misturadas a líquidos puros. Quando analisamos um líquido em estado puro e uma solução desse mesmo líquido, percebemosmudanças no comportamento do líquido em razão da presença do soluto, ou seja, houve alterações nas propriedades coligativas desse líquido.
Considere estes dois conceitos:

1. O solvente apresenta características que podem modificar o comportamento de um líquido, neste caso ele é responsável pela elevação do ponto de ebulição deste líquido.

2. Sabemos que fenômeno da ebulição ocorre quando umasubstância passa do estado líquido para o estado gasoso, o ponto de ebulição da água é de 100,0°C.

Mas como isso ocorre na prática? Para melhor entender usemos de um exemplo bem simples, quando misturamos sal à água aumentamos seu ponto de ebulição, sendo assim, ela vai demorar mais a levantar fervura. Isto porque quando um soluto não volátil é dissolvido em água, observa-se que a temperaturade ebulição da solução formada é superior ao valor da temperatura de ebulição da água pura. Este fenômeno é denominado efeito ebulioscópico.

Para entender a propriedade da ebulioscopia basta lembrar que um líquido entra em ebulição quando sua pressão de vapor se iguala à pressão atmosférica. Desta forma, a temperatura de ebulição (Te) de um líquido numa solução é maior do que a do líquido...
tracking img