A guerra do fogo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1015 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DO FILME: A GUERRA DO FOGO


1- CONTEXTO
A história do filme se concentra principalmente sobre a descoberta do fogo (nesse período o fogo era sinônimo de poder e sobrevivência), mas não se limita somente a esse aspecto. O filme narra à história de uma tribo que detém o conhecimento de como manter o fogo aceso, mas não de como produzi-lo. Quando acontece um ataque de uma triborival e sua única chama apaga, três membros saem numa jornada para conseguir outra chama e reacender o seu fogo perdido.
Durante a jornada, os três acabam entrando em contato com uma mulher de outra tribo que a salvam das mãos de outra tribo canibal. Do contato com esta mulher e com sua tribo, mais avançada tecnologicamente porque utilizavam de pinturas pelo corpo, apresentavam uma forma delinguagem primitiva mais organizada através de sons, possuíam armas de arremesso à distância e realizavam espécies de cerimônias religiosas, aprenderam principalmente à arte de produzir fogo.
Quando as observações realizadas pelos guerreiros levam de um envolvimento dominante para um relacionamento mais afetivo. A principal mensagem do filme é justamente esse período de transição.
Outros dois aspectosdo filme que devem ter um merecido destaque – e que para muitos serve de ponto de partida – é um sentimento amoroso (que antes era um envolvimento dominante e que depois passa a ser mais afetivo) e, o espanto deles quando descobriam algo novo, ou seja, a aquisição de um novo saber.

2- CARACTERÍSTICAS
De um modo geral foram observadas as seguintes características:
- O homem primitivo habitavacavernas para se proteger das baixas temperaturas e dos animais, dentre outras coisas, que existiam naquele período.
- Eles não possuíam uma linguagem para comunicação bem definida, a linguagem era organizada através de sons.
- Possuíam vida nômade.
- Algumas tribos praticavam o canibalismo.
- Utilizavam ferramentas feitas a partir de ossos, pedras, marfim e lascas de madeira, inclusivepara defenderem-se de perigos em potencial.
- Início do contato do homem com o fogo, o qual era utilizado para afugentar animais e cozinhar alguns tipos de vegetais como alimento ou até mesmo a carne de caça.
- O fogo era o elemento agregador do grupo.
- As relações sexuais são baseadas na força bruta sem qualquer ligação afetiva entre os parceiros.
- Um grupo dominava a técnica de manter ofogo aceso, mas não de produzi-lo. Outro grupo já dominava a técnica de produzi-lo.
- Não enterravam os mortos e nem cuidavam dos feridos e doentes, não dominavam nenhuma técnica de cura física, seja por meio de líderes espirituais ou através do uso de ervas.
- Os tipos de alimentos consumidos eram insetos, ovos, carne de outros animais e vegetais.
- Eles usavam como vestuários: peles deanimais para proteção. Alguns eram peludos e outros andavam seminus com pintura no corpo.
- O tipo de moradia eram cavernas e outras feita com palha tipo oca.

3- ARTICULAÇÃO COM AS AULAS
No filme pode-se notar a presença de quatro grupos distintos de hominídeos, tanto com relação à aparência física, quanto ao grau de evolução intelectual. São eles:
Homo sapiens: estão em uma caverna e realizamatividades em grupo como alimentação, porém não há um líder, não há uma divindade e nem uma comunicação clara entre eles. As relações sexuais são baseadas na força bruta sem qualquer ligação afetiva entre os parceiros.
O fogo é o elemento agregador do bando. É usado para aquecer-los contra o frio, pois ao que tudo indica o mundo estava em um período interglacial caracterizando degelo eocasionando muitas áreas de inundação, também era usado para assar alimentos que proviam da caça de animais. Contudo, eles dominavam a técnica de manter o fogo aceso, mas não de produzi-lo.
Ainda não possuíam a idéia de enterrar os mortos e cuidar os feridos e doentes, não dominavam nenhuma técnica de cura física, seja por meio de líderes espirituais ou através do uso de ervas. Em uma das cenas um dos...
tracking img