Novas tecnologias no emprego

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (378 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
As novas tecnologias e as novas relações no trabalho

• O impacto das tecnologias no emprego e nos processos de produção
Hoje em dia o trabalhador limita-se a vigiar o processo de produção. Devidoao menor numero de trabalhadores necessários, deu-se uma redução dos postos de trabalho.
As empresas, devido ao uso das novas tecnologias, exigem especializações em diferentes áreas, o que seadapta às qualificações de muitos trabalhadores. As produções aumentam significativamente e as empresas crescem.

• Em que consiste as novas TIC
O objectivo das TIC é promover a cultura e a formaçãoessencial ao desenvolvimento da sociedade da informação e propor uma visão estratégica. São muito utilizadas em casa, no trabalho, nas escolas…etc.

• As novas formas de trabalho
 Teletrabalho:trabalho a partir de casa, longo da empresa para que se trabalho, utilizando para isso as novas tecnologias da informação e comunicação. Basta um telefone, um computador e um modem para que o trabalhadoresteja sempre em contacto com a empresa.
 Offshorework: consiste na deslocalização do trabalho ou de parcelas do trabalho para regiões onde a mao de obra é mais abundante e seu custo menor.

• Aimportância da formação para acompanhar o desenvolvimento tecnológico
As alterações que as novas tecnologias têm vindo a introduzir no conteúdo e na natureza do trabalho exigem que os trabalhadorestenham uma capacidade de adaptação permanente e de reflexão contínua sobre os seus objectivos, competências e qualificações profissionais.
Actualmente está posta de parte a ideia simplista de umacarreira para a vida, isto é, adquirir uma formação académica de base, mais ou menos especializada, ingressar no mercado de trabalho e desempenhar a função para qual foi formado. A rapidez com que seprocessa a mudança quer ao nível social quer económico não permite tais visões, sendo necessário actualizar conhecimentos, adquirir novas competências e qualificações, ou seja, aprender ao longo da vida....
tracking img