A guerra do contestado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ALTO VALE DO RIO DO PEIXE – UNIARP
CURSO DE HISTÓRIA
3ª FASE

ALINE FURLAN

Relatório do Projeto
ENTENDENDO A HISTÓRIA PRÓXIMA DE NÓS:
A GUERRA DO CONTESTADO

CAÇADOR-SC
2012
INTRODUÇÃO

Muito se fala da Guerra do Contestado, que somos frutos de tal; que fazemos parte dela; mas na verdade são poucas as pessoas que realmente entendem ou sabem algo sobre esse marco emnossas histórias e na história de nossa região.
Neste projeto pretendo esclarecer a Guerra do Contestado, o que foi, quando foi, quais os principais nomes dessa época da história, em fim tudo que tenha nas fontes encontradas.
De modo resumido a Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveucerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Parará e Santa Catarina. Grande destaque teve a figura de três monges que lideraram o povo no movimento naquela época, o messianismo e a religiosidade tem características marcantes durantetodo o movimento de revoltas, confrontos e conflitos de idéias naquele tempo.
Antes de aprendermos qualquer história, mundo a fora, história brasileira, ou o que for, devemos saber e principalmente entender de nossa história raiz, a história que está mais próxima de nós, a história de nossa região, então para isso vou abordar um período de nossa história que é e foi um dos mais importantes A Guerrado Contestado.

DESENVOLVIMENTO

ENTENDENDO A HISTÓRIA PRÓXIMA DE NÓS:
A GUERRA DO CONTESTADO

CARACTERÍSTICAS GERAIS DA GUERRA DO CONTESTADO
A Guerra do Contestado, um conflito armado que ocorreu em nossa região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916.
Envolvendo cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares federais e estaduais.
Ganhou o nome de Guerra doContestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa entre os estados de Santa Catarina e Paraná.
Área conflagrada: 20.000 km².
População da época envolvida na área de conflito: aproximadamente 40.000 habitantes.
Municípios do Paraná envolvidos: Rio Negro, Itaiópolis, Timbó, Três Barras, União da Vitória e Palmas.
Municípios de Santa Catarina envolvidos: Lages, Curitibanos, CamposNovos Canoinhas e Porto União.
Início da Guerra: outubro de 1912.
Tempo da Guerra: 46 meses (outubro de 1912 a agosto de 1916).
Auge da Guerra: Março-abril de 1915, em Santa Maria, na Serra do Espigão.
Final da Guerra: Agosto de 1916, com a captura de Adeodato, o último líder do Contestado.



CAUSAS DA GUERRA
Uma estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendoconstruída por uma poderosa empresa norte-americana, a Brazil Railway Company, com apoio dos coronéis as autoridades da época na região e do governo.
Além das obras, a empresa ganhou do governo o direito de explorar uma faixa de 30 quilômetros, 15 quilômetros de cada lado da ferrovia.
Ao mesmo tempo, a concessão garantia que outra empresa coligada, a Southern Brazil Lumber & Colonization,passasse a explorar e comercializar a madeira da região, com o direito de revender as terras desapropriadas ao longo da ferrovia.
Para a construção e exploração, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalho.
Outro motivo da revolta foi à compra de uma grande área da região por umgrupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Por isso muitas famílias foram expulsas de suas terras.
O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do...
tracking img