A fome no mundo globalizado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (411 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Fome No Mundo Globalizado






[pic]


Desde a época das Capitanias Hereditárias o Brasil vem sofrendo uma terrível situação, sua população está com fome. Os donatáriosexploravam as pessoas, os escravos. O objetivo era o lucro, seja com terras, procura de riquezas ou caça a índios e negros. Houve três fatores que contribuíram para essa situação: a monocultura, olatifúndio e a escravidão. No período da mineração foi a busca do ouro na região das Minas, não se preocupando com a agricultura. Além disso, os portugueses queriam nosso ouro, exploravam, pagávamos impostoscaros. Depois da Segunda Guerra Mundial iniciou-se o período de industrialização, onde ocorreram muitos desempregos, inclusive no campo, com a mecanização da agricultura. Passamos a ter uma produçãoem série, nas indústrias. A cada máquina introduzida na lavoura ou indústrias eram centenas de pessoas desempregadas.




Com isso surgiram favelas, mendigos e muitas pessoas passando fome, nosgrandes centros urbanos e no interior. Pessoas que são capazes de fazer absurdos,( roubar, prostituir-se, ou até mesmo vender um dos seus filhos para alimentar os restantes). Há pessoas que vão para ascidades a procura de uma vida melhor, mas ao não encontrar vão para lixões a procura de alimentos, utensílios pessoais e objetos que possam vender ( papel, alumínio, etc )para arrumar algum dinheirotentando, suprir o resto de suas necessidades.


Esse êxodo rural, sempre existiu no Brasil, que é sério, as pessoas deixando o campo indo para as cidades, em busca de uma vida melhor ( emprego,saúde, escolas), e não encontrando continuam a passar necessidades.


As pessoas precisam de uma boa alimentação diária: com proteínas, vitaminas, sais minerais, lipídios, tudo direcionado porum nutricionista. Há pessoas que se preocupam com os que necessitam, e fazem projetos para amenizar o sofrimento dos que mais precisam, é o caso do Betinho, dos Vicentinos e muitos outros....
tracking img