A filosofia, o letramento e a alfabetização: como a filosofia desde a educação infantil pode auxiliar os alunos ao longo de sua aprendizagem?

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Filosofia, o Letramento e a Alfabetização:
Como a filosofia desde a educação infantil pode auxiliar os alunos ao longo de sua aprendizagem?
INTRODUÇÃO
Colocar a filosofia como instrumento do processo de ensino aprendizagem pode parecer uma audácia aos ouvidos de pedagogos e professores da educação infantil e um desafio aos professores de filosofia, mas se nossas crianças já tivessemconsciência de um pensamento mais crítico de pensar em sua realidade, mesmo que seja , teríamos jovens mais centrados, conscientes de seu papel ético, das suas potencialidades de criticar, de inferir e discutir opiniões, além disso, os conceitos sobre ética e moral, tão necessários à vida adulta, se discutidos de uma forma lúdica e bem estruturada, vão, ao longo da formação da criança enrijecendo-se deforma mais consciente e esclarecida. Certamente a juventude seria muito mais crítica no sentido de refletir e tomar suas decisões, estariam muito mais preocupados com assuntos como a formação social, os problemas que afetam a humanidade, a política e o bem estar dos indivíduos.
Dentro desse contexto, como é possível inserir a Filosofia como um objeto facilitador do letramento?
A filosofia nainfância é um instrumento que precisa de muita atenção, de incentivo, mas para que isso aconteça, é necessário preparo e estudo, e este artigo, trata das experiências obtidas na busca por formar cidadãos mais críticos e que não se deixem levar pela opinião alheia, que tenham seu próprio método, sua própria opinião. Através de estudos e observações realizadas na escola de Ensino Médio Maria Ortiz, orecolhimento de dados mostrou que os alunos que tem seu primeiro contato com a filosofia tem mais dificuldades e a isso se deve o grande índice de reprovações na disciplina, se os alunos tivessem um contato maior com a disciplina desde a educação infantil, certamente os professores do ensino médio receberiam alunos mais críticos e voltados para uma reflexão muito mais apurada dos temas discutidos emsala. Além disso, a inclusão da filosofia desde as séries iniciais pode auxiliar o processo de ensino aprendizagem das crianças, pois dá a elas muito mais espaço para discussões e questionamentos, tão comuns na idade infantil, desta forma, as crianças se tornam mais ativas e participantes e no decorrer da idade escolar, estas crianças vão absorvendo muito mais conhecimento e desenvoltura em suasrelações.

A Filosofia, o Letramento e a Alfabetização:
Como a filosofia desde a educação infantil pode auxiliar os alunos ao longo de sua aprendizagem?
Filosofia e infância parecem ser coisas distantes. O lugar da infância é o lugar da brincadeira, da espontaneidade, da descoberta e do não saber. Em contrapartida, o lugar da filosofia é o mundo dos conceitos abstratos, da subjetividade, doconhecimento, da competência e da seriedade. Não é a toa que falar em filosofia para crianças pode causar certo estranhamento.
Observamos que na formação das crianças ainda na educação infantil, muito se preocupa apenas com o motor, pouco se fala em filosofia e sociedade, no educando como sujeito da ação, como ser pensante capaz de desenvolver sua própria opinião e traçar soluções e questionamentospara problemáticas do dia a dia. Nesse contexto, a leitura e escrita dos alunos pode ficar prejudicada pois eles não recebem o devido estímulo para procurarem produzir, para formular ideias e isso se deve à pouca ou nenhuma exploração do senso crítico. Além disso, as crianças não recebem a valorização de suas ideias e dizemos que, nesta fase, elas vivem num mudo de fantasia e que não possuemmecanismos para compreender a realidade.
É neste contexto que se insere um dos maiores desafios da escola: romper com as práticas que privilegiam atividades mecânicas desfavorecendo práticas de letramento, numeramento e reflexão. Nota-se que a escola pode oferecer ao aluno oportunidades de construir aprendizagens significativas de maneira prazerosa, uma vez que existem diferentes tipos de textos e...
tracking img