A falta de etica gera prejuizo as empresas

Nome:
RA:

Campinas,00 /00/2012

A falta de ética gera prejuízos às empresas

A ética é um fator fundamental para que a empresa esteja dentro da lei e que não tenhamproblemas desagradáveis no futuro. A falta de ética gera grandes prejuízos como, por isso, é necessário cumprir com as obrigações fiscais e registrar corretamente as informações;além de que não pode deixar que a gestão de valores seja descartada, porque a falta dela gera prejuízos.
O lucro torna-se um objetivo supremo e como todas as empresas buscam poresse objetivo, surge a competitividade. As empresas fazem de tudo para serem as melhores do mercado e algumas delas não cumprem os conceitos éticos, o que pode abrir um “buraconegro”. São muitas as fraudes que ocorrem e no Brasil várias empresas foram à falência por irregularidades éticas.
Uma das atitudes mais vistas nos casos do mundo afora é acorrupção, esta que é uma negação da ética. E para combater este tipo de ação, é preciso a intervenção da educação e de uma sociedade organizada. Um fator importante que mostre atransparência da empresa é a prestação de conta, que relata os resultados, justificando ganhos e perdas, tornando-se um instrumento de gestão.
Não se pode haver meia - ética, pois,é quando se faz mais importante parecer ético do que ser ético. Como no caso da Enron, Parmalat e Andersen que se preocuparam em dar boa impressão do que agir conforme a ética. Eainda é preciso que se confie nos profissionais e órgãos que analisam os dados das empresas.
Ética é a ciência do bem comum e o comportamento ético é a condição essencial. Porisso, as empresas devem seguir os princípios éticos para que possam ter uma caminhada de sucesso no mercado.

REFERENCIAS

PLT- Francisco Gomes de matos
Paginas: 21 ao 31
tracking img