A falta de engenheiros civis em são luis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2565 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A FALTA DE ENGENHEIROS CIVIS EM SÃO LUIS: O déficit de profissionais e o aquecimento do mercado de trabalho.

Bruno Henrique
Ediane Araújo
RESUMO

O grande interesse de empresas do ramo da construção civil de outros estados, juntas com empresas do próprio estado no mercado imobiliário de São Luis, tem impulsionado a economia do maranhão de forma significativa. O governo ainda contribui comprogramas de incentivo, cortando os juros e facilitando o credito. Isso tudo gera um aumento no numero de canteiros de obras na cidade, porém a falta de engenheiros é um problema que vem preocupando a todos, pois as empresas estão tendo que recorrer a profissionais de outros estados, além da falta de engenheiros, a mão de obra básica também esta em déficit.

Palavras - chave: São Luis; falta deengenheiros; construção civil.

1 INTRODUÇÃO

O ramo da construção civil é responsável por gerar maior parte dos empregos atualmente no mercado. A construção civil também é o setor que mais cresce no Brasil, sendo um importante fator de crescimento econômico do país. O estado do maranhão também vem acompanhando esse crescimento, ganhando assim um espaço no cenário nacional e com isso atraindoo interesse de diversas empresas de outros estados, principalmente empresas que atuam no setor de construção civil.
Essas empresas trazem consigo grandes investimentos, e por isso recebem uma ajuda do governo que vem implantando diversos programas que visam ajudar os cidadãos de classe media/baixa a conquistar a sua casa própria e também que estimulam cada vez mais as empresas com a redução deimpostos diminuindo assim os custos. Esses investimentos estão diretamente ligados à construção civil, pois se baseiam na construção de unidades habitacional em grande escala, mas um fator vem desfavorecendo esse processo, a falta de profissionais qualificados para atuarem nas obras.
O intuito deste paper, através dessa problemática, esclarecer o considerável aumento no setor da construção civile a falta de engenheiros no mercado de trabalho na cidade de São Luis, também mostrar qual o perfil profissional que as empresas estão procurando nos engenheiros civis atualmente.

2 A CIDADE DE SÃO LUIS.

A cidade São Luis esta sofrendo uma grande mudança em sua paisagem nos últimos tempos, e as grandes empresas do mercado imobiliário são as responsáveis pro essa mudança. Empresas de outrosestados em parceria com empresas de tradição oriundas do próprio estado que atuam nesse setor, estão percebendo a melhoria no mercado imobiliário do maranhão, especialmente da capital. Um detalhe que chama atenção é o aumento de 30% no segmento de alto padrão nos últimos dois anos, que são os imóveis com preços que variam de 300 mil a 2 milhões de reais.
Esse crescimento do mercado imobiliárioapenas vem acompanhando o crescimento do próprio estado, que é em grande escala. É esperado para o ano de 2011 um crescimento de 9% nesse setor, esses números têm estimulado ainda mais as empresas, o que gera mais construções e consequentemente mais vendas de unidades comerciais e habitacionais.

Possíveis vantagens de São Luis.
* São Luís é a principal cidade do Estado do Maranhão e é acapital de estado.
* É a 15ª cidade mais populosa do Brasil.
* São Luís é a única cidade brasileira fundada pelos franceses.
* Possui o 12º maior parque industrial entre as 27 capitais do Brasil, sendo considerada também uma das melhores cidades para se trabalhar do país.
São Luís é a quarta maior cidade da Região Nordeste e a 13ª maior capital brasileira.

2.1 Obras em São LuisVarias obras estão previstas para serem realizadas brevemente em São Luis, que resultarão em muitas melhorias para a capital, dentre elas diversos projetos urbanísticos. Essas obras, muitas de grande porte, irão gerar mudanças radicais na paisagem da cidade, alguns exemplos delas são a continuação da Avenida Litorânea, a construção dos elevados do Calhau e Forquilha, a construção de uma elevatória...
tracking img