A falta de engenheiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (487 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO

Como fazer o resumo de um texto

Resumir um texto é reproduzir, em poucas palavras, o que o autor expressou amplamente. Resumir é fazer um treinamentoindispensável para quem deseja adquirir facilidade na comunicação verbal organizada e completa. Quem resume é levado a observar o que é essencial e o que se acrescenta como secundário (repetições, explicações,exemplificação, etc.) Quem resume aprende a relacionar as ideias principais e entender com clareza o assunto de que se trata e a mensagem ou solução que o autor busca transmitir. Quem resume aprende adistinguir o sentido próprio (lógico, denotativo, científico) das palavras, do significado figurado (psicológico, conotativo, artístico) que os vocábulos assumem no texto.


Procedimentos:• A preparação do resumo: leitura atenta e organizada do texto
1. Fazer primeiramente uma leitura demorada, sem anotar, a fim de tomar conhecimento das ideias principais. No final destaleitura, deveremos ser capazes de responder à pergunta genérica: qual o assunto do texto?


2. Fazer uma segunda leitura (e outras mais, se julgarmos necessário), anotando a margem o que forimportante para a compreensão detalhada do texto. Numa dissertação é fundamental separar a parte doutrinária ou teórica dos exemplos e das explicações. A parte doutrinária deverá figurar sempre no resumo, aopasso que os exemplos e mesmo as explicações longas poderão ser abreviadas ou até suprimidas.




3. Sublinhar as palavras-chave, que marcam as idéias fundamentais para a compreensão (estaspalavras estão quase sempre na parte doutrinária).


4. Ficar atento para as palavras de ligação que estabelecem a estrutura lógica dos raciocínios (assim sendo, além do mais, pois, porque, porconseguinte, em decorrência, etc.).


• O Resumo
1. Numa dissertação, os parágrafos marcam as partes da estrutura do raciocínio geral; além disso, cada parágrafo inclui parte da doutrina...
tracking img