A eucaristia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1044 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Eucaristia dos Apostolos até nós
Autor: Padre Luiz Cechinato (Livro A Missa Parte por Parte)

Na Igreja primitiva, a Eucaristia não tinha a roupagem ritual de hoje. Era bem simples, mas cheia de vida. Ao celebrá-la, os cristãos faziam a experiência profunda de Cristo Ressuscitado. Era como pôr os pés na porta da eternidade e contemplar o Mistério.
Nos escritos de São Justino aparecem asseis partes principais da Celebração Eucarística: a Assembléia celebrativa, a Proclamação da Palavra de Deus, a Homilia, a oração dos Fiéis, o Beijo da Paz, a Anáfora ou Oração Eucarística. Vejamos como ele escreve:

1. Assembléia: São Justino escreveu: "No dia que se chama do sol, celebra-se uma reunião de todos os que habitam nas cidades e nas roças". Aí aparece uma "reunião" celebrada no "diado sol", que é o domingo. Trata-se de uma Assembléia Celebrativa.
2. Palavra de Deus: Ele diz que os cristãos "proclamam os escritos dos profetas ou as lembranças dos Apóstolos". Temos aí a Palavra de Deus, que não era simplesmente lida,mas proclamada com fé. Era a História da Salvação, vivida e testemunhada com fatos.
3. Homilia: São Justino diz:"Terminada a Leitura, o presidente faz aexortação". É a Homilia, onde se colocava a "experiência" da Palavra de Deus, sem moralismos. Sempre foi feita pelo Presidente.
4. Oração dos Fiéis: São Justino escreveu:"Depois nos levantamos e elevamos todos juntos as nossas orações". Chama-se "Oração dos Fiéis"porque era feita pelos batizados, não pelos catecúmenos. Era uma assembléia que intercedia por toda a comunidade.

5. Beijo daPaz: Diz São Justino:"Terminada a oração, trocamo-nos uns aos outros o beijo da Paz". Para eles tinha muito sentido, pois formavam uma comunidade de irmãos. É a saudação bíblica mencionada nas Cartas de São Paulo. E a hora certa é realmente após a Oração, e não antes da Comunhão, como fazemos.

6. Anáfora: São Justino escreveu:"Em seguida, como já dissemos, toma-se o pão e o vinho, e opresidente, com todas as suas forças, faz igualmente subir a Deus a ação de graças. E todo o povo aclama dizendo Amém". É a Anáfora ou Oração Eucarística. Na Igreja Primitiva, o Presidente, inspirado por Deus, "criava" a Oração na hora. Depois foi feito o "Cânon" ou fórmula fixa, para evitar abusos de improvisações. De fato, a Oração Eucarística é uma exultante ação de graças, seguida da Comunhão.DO SÉCULO TERCEIRO AO VATICANO II

Com a conversão do imperador Constantino, no ano 314, a Igreja que era perseguida, passou a ser protegida. O povo, em massa, começou a pertencer à Igreja, sem ter sido devidamente catequizado. Foram construídas as grandes basílicas. A Eucaristia perdeu aquela sua pureza e simplicidade para se tornar uma Liturgia solene com muita pompa social.

Eis ascoisas que foram introduzidas na Celebração e quer encobriam o genuíno sentido Pascal da Eucaristia:

1. A Procissão de Entrada com cantos, pois muitas vezes o Imperador entrava solenemente para a Celebração.
2. A Procissão das Oferendas, levando coisas a Deus.Não é que seja uma coisa má oferecer dons a Deus, mas, como muitos pagãos convertidos entravam para a Igreja sem a devida catequese,eles acabavam fazendo no Ofertório da Missa aquele sentido do culto pagão, que oferecia coisas a Deus para aplacar a ira divina.
3. A Missa em latim trouxe outro problema. Não sendo uma língua conhecida por todos, muita gente não entendia nada da Celebração. Aí surgiu a pintura nos templos. Eram quadros que representavam a vida e os milagres de Jesus, para que vissem com os olhos o que nãoentendiam com os ouvidos. Passou-se da "escuta" da Palavra para a imaginação(interpretação) de cada um.

4. As orações particulares: foram colocadas orações no início da Missa ,ao pé do altar, e no final da Celebração , além das devoções individuais, como o terço, as novenas e leituras piedosas. Com isso o sentido Pascal da Eucaristia diminui, e cresceu o sentido sacrifical nem sempre bem...
tracking img