A escola que queremos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2588 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A ESCOLA QUE QUEREMOS

Míndrea Fim
Prof. Joseane do Canto
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia/ Licenciatura (PED 0083) – Filosofia da Educação
20/01/11

RESUMO
Este trabalho fala sobre A Escola Que Queremos, trazendo esta da utopia para realidade. Através de práticas pedagógicas concretas e de idéias de escritores como Paulo Freire e Rubem Alves, procuro mostrarcomo se pode mudar a educação que temos. Uma nova didática, um novo posicionamento dos educadores. O mundo mudou, a tecnologia entrou em nossas vidas, a inclusão faz parte do nosso cotidiano, a educação que se dá através dos sentidos e o professor mediador são algumas das idéias sugeridas neste trabalho. Para que nossos professores não se tornem meros reprodutores do que aprenderam, que pensem efaçam pensar, que a educação, não apenas qualifique profissionais mas que eduque para a vida.Educação pra criar uma sociedade não estagnada,liberta, dona do seu destino.

Palavras- chave: Educação; Método; Reinventar.

1 INTRODUÇÃO

A prática pedagógica que temos é um reflexo de tudo que nossos docentes aprenderam ao longo de sua vida social. Este trabalho consiste mostrar novas idéias eperspectivas do que pode ser feito e como se pode fazer uma educação de verdade – Humana consistente, com o aluno ao lado de seu professor – bons projetos, bons planos de aula, decisões práticas, estrutura tecnológica. Questões essas que são essenciais para um ensino de qualidade.

Sem entender o que se faz, a prática pedagógica se transforma em uma mera reprodução de hábitos herdados, para PauloFreire é fundamental que o professor não se torne um reprodutor de tudo que aprendeu e sim que aprenda a cada dia, que não passe para seus alunos o que sabe, mas sim que aprenda junto com eles e que se atualize sempre. Afinal o professor é um eterno aluno. Não deixando de lado, outro filósofo da educação Rubem Alves acredita em uma educação que ensina com prazer, que é preciso reeducar ossentidos de nossos alunos. Qual seria a tarefa primordial da educação, senão levar-nos a amar, a fazer nossos próprios caminhos, a perceber novas formas de ver, ouvir, de sentir, de perceber, de sermos cada vez mais nós mesmos, aceitando o desafio do novo?
Através das idéias de Paulo Freire e Rubem Alves, este trabalho pretende mostrar idéias para reformular a educação que temos e então criar AESCOLA QUE QUEREMOS.

2 EDUCAÇÃO PARA RUBEM ALVES

De acordo com Rubem Alves os seres humanos carregam duas caixas ao longo de sua vida uma em cada mão. Cada uma com uma função diferente: a primeira ele carrega com a mão direita, que ele denomina a caixa de ferramentas, esta, que de uma serventia indispensável, não poderíamos viver sem, é nela que carregamos tudo que aprendemos desde quenascemos, desde como segurar os talheres, até os conhecimentos herdados sobre matemática e português desde a Antiga Grécia, são as informações e aprendizados que necessitamos para viver. Mas há a outra caixa na mão esquerda na mão do coração, que está cheia de coisas que não usamos para nada. Segundo Rubem Alves:

Esta caixa esta cheia de coisas que não servem para nada. Inúteis. Láestão um poema da Cecília Meireles, a “Valsinha” do Chico, um cheiro de jasmim, um quadro de Monet, um vento no rosto, uma sonata de Mozart, o riso de uma criança, um saco de bolas de gude... Coisas inúteis. E no entanto nos fazem sorrir. E não é para isso que se lembramos quando crescemos? Dos prazeres das brincadeiras ou das massantes fórmulas de matemática? E por que não ensinar matemáticaatravés de uma brincadeira? Devemos ter prazer ao ensinar e assim nossos alunos irão realmente aprender. (ALVES; RUBEM, 2005, p. 12)

Para Rubem Alves, devemos aguçar os sentidos de nossas crianças, ensinar a enxergar nas entrelinhas, a ver a vida com outros olhos, a ver além de trezentos metros, o horizonte na praia é tão lindo, precisamos fazer nossas crianças ouvir o som da natureza, do...
tracking img