A escola de frankfurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (705 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Escola de Frankfurt


A Escola de Frankfurt ficou conhecida como o grupo de filósofos e pensadores que se reuniram em torno do Instituto de Pesquisa Social, fundado na década de 1920 naAlemanha. Dele fizeram parte, pensadores, que tinham em comum a preocupação com a "crise da razão contemporânea".

A característica fundamental desses filósofos eram as investigações sócio-psicológicas.Utilizavam o marxismo como ferramenta teórica --porém questionavam e repensavam sua prática-- criticavam o Iluminismo como triunfo da razão, discutiam com as teorias freudianas e transitavam entre aética e a arte com muita naturalidade.

Os principais nomes da primeira geração de Frankfurt são Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Leo Lowenthal. Da segunda, JürgenHabermas, Albrecht Wellmer e Otto Apel. Walter Benjamin, considerado membro da escola por afinidade teórica, teve sua tese, "Origem do Drama Barroco Alemão", rejeitada pela Universidade de Frankfurt.

Ainfluência da chamada "teoria crítica", fruto do trabalho destes pensadores, é atual e de grande influência para filósofos e estudantes no mundo todo.



Indústria Cultural VS Teoria CríticaAfinal o que é essa tal Industria Cultural? O termo industria cultural foi usado pela primeira vez por Horkheimer e Adorno no texto Dialética do Iluminismo em 1947, em substituição ao termo “culturade massa”, para eles a industria cultural visava somente o lucro, transformando o que deveria a principio ser cultura em mercadoria, e seus receptores (nós, claro), em meros consumidores.

Mas edaí? Será que eu não tenho o direito de usar aquela roupa da moda, ter aquele carro do ano, ou aquele aparelho eletrônico de ultima geração?!

A pergunta mais pertinente nesse caso seria “será que eupreciso mesmo disso?!” ou eu apenas acho que preciso? É fato que a indústria cultural exerce uma grande influência sobre nossas vidas, mas ate que ponto nos deixamos influênciar?

É fato também...
tracking img