Escola de frankfurt

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1820 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Filosofia
ESCOLA DE FRANKFURT
- THEODOR ADORNO
- HERBERT MARCUSE
- TEORIA CRÍTICA
- INDÚSTRIA CULTURAL





Curitiba
Novembro/2009
ESCOLA DE FRANKFURT
VISÃO GERAL
Escola de Frankfurt foi uma entidade acadêmica alemã, formada por filósofos, influenciada pelo marxismo, fundada em 1924 na Alemanha. A verdadeira denominação dessa entidade, conhecida como ‘Escola deFrankfurt’, foi ‘Instituto para a Pesquisa Social’. Anexo à Universidade de Frankfurt-am-Main, o Instituto para a Pesquisa Social estudava, além de filosofia, a história do movimento trabalhista e o socialismo. É responsável por ideias como a Teoria Crítica e conceitos como ‘indústria cultural’ e ‘cultura de massa’.
HISTÓRIA DA ESCOLA DE FRANKFURT COMO INSTITUIÇÃO
Como mencionado, o Instituto para aPesquisa Social foi fundado em 1924. Antes da fundação, havia sido proposto outro nome para a entidade: ‘Instituto para o Marxismo’, que expressava melhor o viés da instituição e seu objeto de estudo. Porém, o anticomunismo dominante na Alemanha daqueles tempos fez com que fosse adotada esta denominação neutra.
A origem do Instituto foi curiosa: Félix Weil, 25 anos, convenceu seu pai, umnegociante judeu muito rico, a financiar a instituição de orientação marxista que Weil idealizou.
O Instituto não era propriamente parte da Universidade de Frankfurt, mas uma espécie de anexo dela. Era ligado ao Ministério da Educação e Cultura da Prússia, mas tinha garantias de total autonomia. Possuía, inclusive, um prédio próprio.
Com Hitler no governo alemão, em 1933 o Instituto teve de sair daAlemanha, já que muitos membros dele eram judeus. Passou por Genebra, na Suíça, depois por Paris, até situar-se em Nova York, com apoio da Universidade de Columbia – o Instituto só retornaria à Alemanha em 1948.
Entre 1930 e 1950 seus integrantes trataram de tudo: de filosofia, de economia, de sociologia, da cultura de massas, da psicologia autoritária, da estética, de cinema, da música, datecnologia, da ideologia, da acumulação do capital, do desemprego, da literatura, do autoritarismo, do fascismo e, claro, da psicanálise e dos efeitos da repressão sexual.

O Instituto para Pesquisa Social permanece ativo até hoje, congregando filósofos, sociólogos e psicólogos, comumente chamados de integrantes da escola de Frankfurt.


IMPORTANTE: O termo ‘Escola de Frankfurt’ é ambíguo. Podedesignar tanto o Instituto para a Pesquisa Social quanto seus integrantes e/ou linha de pensamento. Nas duas últimas acepções, costuma-se destacar pensadores como Theodor Adorno e Herbert Marcuse e ideias como a Teoria Crítica e a Indústria Cultural.

THEODOR ADORNO
Theodor Ludwig Wiesengrund-Adorno foi um destacado filósofo e pensador alemão, representante da Escola de Frankfurt.
Nasceu em 11 desetembro de 1903, em Frankfurt, e mostrou desde cedo ser um estudante talentoso. Durante o tempo, o jovem tinha aulas de composição musical e lia Crítica da Razão Pura, de Kant, com o sociólogo e pesquisador de cinema Sigfried Kracauer.
Em 1925, quando retornou a Frankfurt, tentaria ser professor, entretanto seu trabalho não foi aceito pela banca integrada pelo filósofo Hans Cornelius, que anosantes havia reprovado também a tese do amigo e colaborador de Adorno, Walter Benjamim. Foi aceito em 1931 como professor de Filosofia. Mas somente lecionou por dois anos, pois sua ascendência judia fez com que sua licença fosse cassada pelos nazistas. Durante o domínio nazista na Alemanha, exilou-se na Inglaterra. Em 1937, mudou-se para Nova York, convidado por Horkheimer. Enquanto esteve em NovaYork, Adorno produziu textos críticos e filosóficos.
Com o fim da guerra, regressou à Alemanha, tendo sido nomeado professor catedrático da Universidade de Frankfurt em 1950. Após a aposentadoria de Horkheimer, foi diretor do Instituto de Pesquisa Social.
Em 1969, durante férias, Adorno morre na Suíça depois de ter tentado escalar uma montanha.

HERBERT MARCUSE
Herbert Marcuse foi um pensador...
tracking img