Montesquieu

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1715 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:

Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu.

Na França, Montesquieu é considerado um precursor da sociologia e a Auguste Comte é dado o mérito de ser o fundador, foi ele quem criou o termo. Montesquieu pode configurar corretamente no programa de graduação em literatura, filosofia, e até mesmo em alguns casos, em história. Ele foi ao mesmo tempo um escritor, um jurista, umfilosofo da politica e quase um romancista.
Seu objetivo é tornar a história inteligível. O ponto de partida da sua investigação é precisamente a diversidade, que parece incoerente; a finalidade da pesquisa deveria ser a substituição desta diversidade incoerente por uma ordem conceitual. Assim como Max Weber, Montesquieu queria passar do dado incoerente a uma ordem inteligível, processo próprio dosociólogo.
Há na sua obra duas repostas que não são contraditórias, ou melhor, duas etapas de um mesmo processo de investigação. A primeira consiste na afirmação de que, além do caos dos acidentes, podem-se descobrir causas profundas, que explicam a aparente irracionalidade dos acontecimentos. A segunda consiste em dizer que é possível organizar a diversidade dos hábitos, dos costumes e das ideiasnum reduzido número de tipos e não que acidentes podem ser explicados por causas profundas. Assim, fica possível explicar de duas maneiras a diversidade dos costumes que observa: de um lado, remontando às causas responsáveis pelas leis particulares que se observam neste ou naquele caso, de outro isolando os princípios ou tipos que constituem um nível intermediário entre a diversidade incoerentee um esquema universalmente válido.

Teoria política

Sobre a obra, O espirito das leis, é dividida essencialmente em três grandes partes. A primeira parte, os treze primeiros livros trariam a teoria dos três tipos de governo que seria a redução da diversidade das formas de governo a alguns tipos, pela sua natureza e pelo seu princípio. Na segunda parte é consagrada às causas materiais oufísicas, o que seria a influência do solo e do clima sobre os homens, seus costumes e instituições. E a terceira, estuda sucessivamente a influência das causas sociais, comércio, moeda, número de habitantes e religião sobre os hábitos, os costumes e as leis.
Montesquieu seria, por um lado, um discípulo dos filósofos clássicos. Nesse sentido, desenvolveu uma teoria dos tipos de governo que, mesmo seafastando em alguns pontos da teoria clássica de Aristóteles, pertence ainda ao clima e a tradição desses filósofos. Montesquieu seria também, por outro lado, um sociólogo que investiga a influencia que o clima, a natureza do solo, a quantidade de pessoas e a religião podem exercer sobre os diferentes aspectos da vida coletiva.
Em sua obra, Montesquieu distingue três modalidades de governo: arepública, a monarquia e o despotismo. Na sua obra o autor utiliza dois conceitos que são natureza e de princípio do governo.
A natureza do governo é o que faz com que ele seja o que é. O princípio do governo é o sentimento que deve animar os homens, dentro de um tipo de governo, para que este funcione harmoniosamente, a natureza de cada governo é determinada pelo número dos que detêm a soberania,nesse sentido Montesquieu supõe três definições: um é o de que o governo republicano é aquele em que o povo, coletivamente, ou só uma parte do povo, tem o poder soberano; no monárquico, um só governa, mas por meio de leis fixas e estabelecidas; no despotismo, uma só pessoa, sem lei e sem regras, tudo arrasta com suas vontades e seus caprichos.
Essas definições revelam que a natureza de um governonão depende somente do número dos que os detêm o poder soberano, mas também do modo com este é exercido. Cada tipo de governo se caracteriza, além disso, pelo sentimento sem o qual não pode durar ou prosperar; A república depende da virtude, a monarquia, da honra, o despotismo, do medo.
Segundo Montesquieu, cada um dos três tipos de governo corresponde a certa dimensão da sociedade. É próprio...
tracking img