Bobinas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1738 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
REPÚBLICA DE ANGOLA
MINÍSTERIO DA EDUCAÇÃO
INSTITUTO MÉDIO POLITÉCNICO DO KILAMBA KIAXE





NOME: LUÍS GOMES DE OLIVEIRA GONÇALVES
Nº 24
TURMA: EI10CM
SALA: 7º
DOCENTE
_____________________

Índice
Introdução
Desenvolvimento
Bobina num circuito de CC (DC)
Tipos de bobinasBobinas
Conclusão

Introdução
Vivemos tempos de céleres mudanças e transformações que caminham no sentido ascendente do saber e do conhecimento, neste exacto trabalho posso exactamente expressar que uma bobina ou indutores têm várias funcionalidades dependendo do tipo de circuito em que elas estão inseridas, AC (Corrente alternada) ou DC(Corrente continua).
Uma Bobina é um dispositivo passivoque armazena energia no seu Campo Magnético e que a “devolve” ao circuito sempre que é necessário.

Desenvolvimento
Seu funcionamento parte do principio de que, quando a corrente elétrica passa num enrolamento de fios, gera-se um campo magnético e, inversamente, quando se interrompe um campo magnético, gera-se eletricidade em qualquer enrolamento de fio dentro das linhas de força do campomagnético. Devido ao fato de que o campo magnético ao redor de um fio ser circular e perpendicular a este, uma maneira fácil de amplificar o campo magnético produzido é enrolar o fio como uma bobina.
Sua potência depende ainda da espessura e da quantidade de fio utilizado em sua composição. Em fios de maior espessura, a corrente elétrica fluirá melhor, o mesmo ocorrendo em um conjunto de fio maisextenso, isso é claro, dependendo da potência que se deseja conseguir. No entanto, para as pequenas correntes usadas nos casos habituais, o magnetismo produzido pode ser muito fraco. A solução mais comum para reforçar a potência da bobina é introduzir um peça de ferro macio em seu interior.
Há diversos empregos para a bobina na indústria, atualmente. Como exemplo, é possível citar o interior dosbulbos de vidro das lâmpadas fluorescentes, onde a bobina é imprescindível para o funcionamento destas. Na grande maioria dos alto-falantes encontramos como elemento central um eletroímã. Também nos automóveis a gasolina se usa uma bobina (de ignição) para produzir uma faísca que incendeia a gasolina e permite o funcionamento do motor.
Nos transformadores, máquinas que servem para transformar umatensão alternada noutra com outro valor (mais alto ou mais baixo), encontramos em sua parte principal um conjunto de, pelo menos, duas bobinas. Todos os aparelhos eletrônicos domésticos (rádios, televisores, aparelhos de vídeo, etc.) têm um transformador. É um fator importante para aumentar o peso dos aparelhos, pois os transformadores têm um núcleo de ferro.
Um simples eletroímã pode ser construídoutilizando-se um parafuso, uma pilha e um fio metálico (por ser melhor condutor que outro tipo de fio qualquer) enrolado ao parafuso.

Bobina num circuito de CC (DC)
Uma Bobina é um dispositivo passivo que armazena energia no seu Campo Magnético e que a “devolve” ao circuito sempre que é necessário. Uma Bobina é composta por várias Espiras cilíndricas de fio condutor. A Figura 1 e a Figura 2 sãoos diagramas de Estrutura Básica e o símbolo esquemático de uma Bobina.

Figura 1: Estrutura Básica duma Bobina

Figura 2: Símbolo esquemático de um Bobina
Quando uma Bobina está ligada a um circuito com Fonte de Alimentação de Corrente Continua (CC) dois processos, “carga” e “descarga”, ocorrem em condições especificas.
A Bobina está ligada a uma Fonte de Alimentação de CC, Figura 3. Oaumento súbito da Corrente na Bobina produz uma Força Electromotriz Auto-Induzida, vfem, que se opõe à variação da Corrente, Figura 1. Esta Força provoca o aparecimento de uma Tensão aos terminais da Bobina, vL = - vfem. A Tensão - vfem vai reduzir a variação da Corrente, redução esta que, por sua vez, vai também reduzir vL. Quando a Corrente estabiliza, a Bobina não cria mais “oposição” e vL...
tracking img